PUBLICIDADE

Maior mercado de escritórios do país, São Paulo deve terminar o ano com taxa de ocupação em alta

São 149 empreendimentos de alto padrão em São Paulo, que totalizam 2.800.000 m² de área de escritórios.

26 nov 2018 - 12h05
Compartilhar
Exibir comentários

Nos dias 21 e 22 de novembro, a SiiLA Brasil realizou dois Webinars, no qual Giancarlo Nicastro, CEO da empresa, trouxe dados e análises do mercado de imóveis comerciais brasileiro. No primeiro encontro, o tema foi o mercado de escritórios, com foco na cidade de São Paulo. Segundo a plataforma de pesquisa, hoje existem 149 empreendimentos de alto padrão nas principais regiões comerciais da cidade, totalizando 2.800.000 m² de área de escritórios de Classes A+ e A.

Foto: DINO / DINO

Segundo o executivo, o mercado está em uma boa fase e há razões para o otimismo. "Acreditamos na queda na taxa de vacância por diversos fatores, como por exemplo, o fato de que um dos empreendimentos que serão entregues até o fim do ano já está locado para a Prevent Senior. Aliado a isso, temos um novo estoque projetado para 2019 muito baixo, e, por tanto, as novas locações vão acontecer nos empreendimentos que estão vagos, o que irá resultar em uma diminuição na taxa de vacância da cidade nos próximos meses".

Rentabilidade dos fundos de investimento imobiliário

Durante a apresentação, o executivo da SiiLA Brasil fez uma análise detalhada da rentabilidade dos fundos de investimento imobiliário, cruzando dados da taxa básica de juros (Selic), com a rentabilidade anual dos imóveis (Cap Rate) e o IFIX. "As baixas taxas de juros estimulam os investidores a buscarem alternativas de investimentos, e com isso, os fundos acabam se valorizando. Nos 2º e 3º trimestres de 2018, os Cap Rates apresentaram uma boa melhora, de acordo com os dados da plataforma SiiLA Brasil. Isso já é um reflexo da alta das locações e das revisionais que voltaram a ser positivas no mercado de escritórios corporativos brasileiros".

Ainda em uma análise do IFIX, índice que representa uma carteira teórica dos fundos mais negociados e de maior liquidez na bolsa, Giancarlo Nicastro observou a rentabilidade dos ativos dos fundos. Considerando os setores mapeados pela SiiLA Brasil (escritórios, condomínios logísticos e shopping centers), o que tem a maior representatividade no portfólio dos fundos é o de lajes corporativas, correspondendo a mais de 30% do portfólio dos fundos, conforme indica o gráfico 1. Em seguida vem os shoppings, com 17%, e os fundos com ativos logísticos/industriais, com 8%.

"Numa análise da rentabilidade por FII, observamos que os fundos que mais valorizaram foram o HGJH 11, do Credit Suisse com a JHSF, de lajes corporativas, e o FLRP 11 - de Shopping Centers", completa o CEO da empresa.

A plataforma SiiLA Brasil mapeia e monitora o mercado de escritórios, condomínios logísticos e Shopping Centers brasileiro. Trimestralmente, Giancarlo Nicastro realiza Webinars online gratuitos, trazendo análises destes mercados.

Website: http://www.siila.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade