PUBLICIDADE

Maior Escola de Desenvolvimento Humano do RS esclarece a diferença entre coach, conselheiro, treinador, terapeuta, consultor e mentor

11 nov 2020 12h35
| atualizado às 12h40
ver comentários
Publicidade

Segundo a ICF (International Coach Federation), coaching é um processo de acompanhamento reflexivo e criativo feito em parceria com os clientes, objetivando inspirá-los  a maximizar o seu potencial pessoal e profissional.

Foto: Divulgação/Rede de Empreendedores / DINO

Embora o termo coaching seja originário dos esportes (onde coaching está relacionado a treinamento e o coach é o treinador), coaching hoje é uma nova profissão, onde o coach facilita processos com pessoas e/ou organizações para conquistar metas, através de conversas que liberam potenciais e inspiram pessoas a darem o seu melhor para conquistar seus sonhos. 

Os resultados com o coaching são efetivos porque o profissional (coach) possui qualidades e desenvolve competências, aprende técnicas e dispõe de ferramentas que são capazes de ajudar o cliente (coachee) a descobrir seu estilo próprio de liderança para ser mais feliz e alcançar seus objetivos. 

História do Coaching

A palavra coaching vem da palavra inglesa "coach" que significa treinador, mas o coach não é necessariamente um treinador.

O termo coach apareceu pela primeira vez na era medieval, com a figura do cocheiro, o homem que conduzia a carruagem (coche) para algum lado. Os cocheiros também eram especialistas em treinar os cavalos, para que estes puxassem os coches. 

É nesta origem medieval da palavra coach que Maurílio Barboza (autor do "Manual de Coaching com PNL" e idealizador do livro "Coaching na Essência: As 11 Competências do Coach Profissional" publicado pela Rede de Empreendedores em parceria com a ICF Brasil) apoia sua declaração para o que diferencia o trabalho de um coach das demais profissões. Maurílio escreveu: "O processo de coaching é sempre sobre o cliente. O coach é como o cocheiro de uma carruagem que leva o cliente onde ele deseja ir".  

Mais tarde, por volta de 1830, o "coach" passou a designar professores que exerciam o papel de tutores, aqueles profissionais responsáveis por preparar os estudantes para o caminho a ser seguido. 

Após esse período, começou a ser integrado o termo ao meio esportivo sendo "coach" o treinador, o incentivador, o gerador de motivação aos jogadores para que dessem o seu melhor em campo. 

Por volta de 1950, o termo passou a ser empregado para desenvolvimento pessoal na busca de melhorias contínuas e na década de 1960, o modelo de coaching aplicado nos esportes passou a ser adotado pelo mundo dos negócios. 

No início da década de 70, o treinador de tênis Tim Gallwey (ex-tenista profissional capitão de Harvard) publicou o livro "O Jogo Interior de Tênis" com seus estudos sobre comportamento e desenvolvimento humano e hoje é considerado por muitos como o "pai do coaching". 

Ainda na década de 70 surge a Programação Neurolinguística (PNL) através dos seus criadores Richard Bandler e John Grinder demonstrando a conexão existente entre os processos neurológicos, a linguagem e os padrões comportamentais. Muitos consideram a PNL como a "mãe do coaching moderno". 


As diferenças entre o Coaching e outros métodos

O coaching não é aconselhamento, mentoria, consultoria, terapia ou treinamento. O coaching se diferencia dos demais métodos e o coach respeita os demais profissionais e suas áreas de atuação. No quadro é possível conferir as principais diferenças e similaridades entre essas metodologias. 

 

Aconselhamento

Coaching

Mentoring

Consultoria

Terapia

Treinamento

Abrangência

Maneiras de se lidar com questões pessoais

Pontos de performance, desafio, aumento de recursos e transformações específicas

Ponto pertinentes a carreira, empresa ou transições profissionais

Assuntos e problemas da empresa

Assuntos relacionados a saúde emocional

Pontos relacionados à aprendizagem

Foco

Dificuldades

Planejamento, foco, ação, resultado

Possibilidades

Funcionamento da organização

Fortalecimento emocional e pessoal

Falta de conhecimento, habilidade ou experiência

Prioridade

Passado e presente

Presente e futuro

Passado, presente e futuro

Presente e futuro

Passado

Presente

O que aborda

Como agir em certas ocasiões

Ações para atingir objetivos e cocriação de soluções

O que pode / deve ser corrigido, melhorado ou mudado

O que pode / deve ser corrigido, melhorado ou mudado na estrutura organizacional

Os "porquês" do paciente agir, pensar e sentir daquela maneira e a forma como isso pode ser mudado

Como aumentar o desempenho e a produtividade de indivíduos em uma empresa

Profissional

Conselheiro

Coach

Mentor

Consultor

Terapeuta

Treinador

Resultados

Compreensão da problemática e deposição para equacioná-la

Criação de alternativas construtivas e viáveis que potencializam o alcance dos resultados

Informações para ampliar a visão sistêmica e levantamento das oportunidades

Solução e prevenção de problemas

Amadurecimento emocional

Aquisição

(CLUTTERBUCK, David. Coaching eficaz: Como orientar sua equipe para potencializar resultados. São Paulo: Gente, 2008)

Como se tornar um Coach Profissional 

Existem muitas formações no mercado e algumas delas estão alinhadas com as melhores práticas de coaching utilizadas no mundo. Uma opção para quem deseja conhecer mais sobre esta nova profissão e mercado é a realização de cursos como o que está sendo oferecido gratuitamente pela Escola do Coach, referência na área de desenvolvimento humano no RS. 

O curso de Formação em Coaching com PNL é online e gratuito, com 32 aulas ao vivo.  Essa formação entrega toda a base metodológica para quem deseja se tornar um coach e quer aprender as técnicas, as ferramentas, como fazer uma sessão de coaching, o processo de coaching, além da oportunidade de ter aulas com coaches com experiência e ótimos resultados no mercado. 

Para mais informações sobre o curso de formação em coaching online e gratuito, basta acessar: https://cursos.escoladocoach.com.br/formacao-em-coaching-gratuita/



Website: https://cursos.escoladocoach.com.br/formacao-em-coaching-gratuita/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Publicidade
Publicidade