PUBLICIDADE

DINO

Laboratórios apostam em ambientes lúdicos e novas técnicas para uma experiência menos traumática na hora de tirar sangue da garotada

28 jun 2017 - 11h19
Compartilhar
Exibir comentários

Rio de Janeiro, 30 de maio de 2017 - O desconforto diante da agulha é muito comum em homens e mulheres, mas esse medo pode piorar entre as crianças. Para criar uma experiência menos traumática no momento de tirar sangue, laboratórios do Rio de Janeiro estão investindo em ações lúdicas, decoração de ambientes, novas técnicas de coleta e até elementos de interatividade para os pequenos perderem o receio de fazer exames.

Foto: DINO

Como é o caso do laboratório Sérgio Franco, o primeiro a trazer para a cidade os óculos de realidade virtual para o atendimento de pacientes entre 4 e 12 anos. No momento da coleta, a criança coloca os óculos, que geram uma interação em 3D com o personagem do vídeo, ajudando a distrair e divertir e diminuindo o medo. Além da tecnologia para entreter a meninada, o Sérgio Franco também criou espaços dedicados ao atendimento pediátrico, ambientados com a temática dos personagens do Scooby-Doo e, em algumas unidades, disponibiliza uma área de espera com brinquedos para que as crianças possam se sentir à vontade para realizar os exames.

Mas não é só o ambiente que pode ajudar a diminuir a tensão ao encarar a agulha. A técnica utilizada e uma equipe experiente e bem treinada são fundamentais para tornar o momento menos traumático. Segundo a Dra. Monica Freire, diretora médica do Sérgio Franco, a coleta pediátrica - procedimento que reduz em até 70% o volume de sangue colhido de acordo com o tipo de exame - foi implantada no laboratório, reforçando a especialização para esse tipo de atendimento.

"A coleta em crianças exige mais habilidade do profissional, que precisa ser altamente capacitado, precisa saber ganhar a confiança dos pequenos pacientes e lidar com a ansiedade deles. Os equipamentos usados - como tubos de volumes reduzidos, para minimizar a quantidade de sangue retirado, agulhas e scalps pediátricos, próprios para os pequenos vasos das crianças - também são diferenciados, para criar uma experiência mais confortável para os pequeninos", afirma a médica.

No fim de cada exame, as crianças ainda recebem um kit com lanche exclusivo com ilustrações dos personagens do Scooby-Doo, além de um balão e certificado de coragem. Os óculos de realidade virtual estão disponíveis na unidade CID Leblon (Av. Ataulfo de Paiva, 669) do laboratório Sérgio Franco.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade