PUBLICIDADE

Integral de Verdade x Refinado: aumento no consumo de alimentos saudáveis é uma tendência no mercado de alimentação

18 out 2018 - 16h22
(atualizado às 19h07)
Compartilhar
Exibir comentários

Os alimentos integrais são considerados mais saudáveis por gerarem diversos benefícios para o organismo. Apesar disso, o consumo de produtos refinados ainda é majoritário na dieta dos brasileiros, o que leva a pensar e refletir sobre as escolhas que são feitas na alimentação diária.

Foto: Integral_vs_refinado_da_magrinha / DINO

Segundo o Instituto Datafolha, em 2016, 56% dos estabelecimentos gastronômicos do país notaram que seus clientes estavam mais interessados em consumir alimentos saudáveis. Já o estudo "The Top 10 Consumer Trends for 2017", da Euromonitor, reforçou a tendência das pessoas em buscarem alimentos mais saudáveis: cerca de 79% dos participantes globais dizem substituir alimentos "convencionais" por versões mais nutritivas.

A diferença entre os produtos integrais e refinados está no processo de produção. Os produtos não integrais passam por um processo de refinamento que consiste na retirada da casca e do germe do trigo, do qual são extraídas partes importantes dos grãos, comprometendo alguns nutrientes. Sendo assim, na composição final da farinha branca, há apenas glúten e amido e é isso que torna sua consistência leve e macia.

Nos últimos anos, as pessoas começaram a dar mais atenção para a saúde por meio da alimentação e da prática de atividades físicas. Um importante fator nessa mudança é a maior oferta de alimentos integrais.

"O mercado de produtos saudáveis e integrais ainda tem muito potencial de crescimento, por isso, lançamos nossa linha de alimentos saudáveis. A Da Magrinha é a primeira marca do Brasil com a linha completa de produtos 100% integral e com o Whole Grain, um selo internacional que assegura que todos os produtos são 100% integrais de verdade. Além disso, nossos produtos possuem embalagens práticas para o dia a dia (stand up pouch), linha Amazonia, além de conterem 7 grãos nobres", diz a nutricionista Michelle Cavalcante, consultora nutricional na empresa Da Magrinha.

De acordo com Michelle, a linha de produtos da Da Magrinha conta com granolas, snacks de granola, pipoca zero gorduras e complementos alimentares. Além disso, a linha amazônica, que conta com snacks, cookies e granolas premium. "O mais recente lançamento da empresa é a Granola Pop Corn, uma pipoca estourada de panela com granola e 7 grãos integrais", explica.

Segundo a nutricionista Pâmela Olivatti, a presença de uma maior quantidade de fibras, magnésio e vitaminas do complexo B, tornam os alimentos integrais essenciais para aqueles que procuram emagrecimento. "São alimentos que proporcionam uma variedade de benefícios para o organismo. Um deles é auxiliar no controle da saciedade e do trânsito intestinal, assim diminuindo o risco do aparecimento de doenças, pois são ricos em fibras, auxiliando também no tratamento da diabetes e no controle do colesterol", afirma.

A nutricionista Thaís Lopes, por sua vez, ressalta que a farinha de trigo integral é metabolizada mais lentamente pelo organismo. "Ou seja, ela é transformada em energia de forma mais lenta quando comparada à farinha de trigo branca, que tem um alto índice glicêmico. Por isso, seja para perda de peso ou não, eu sempre indico a opção integral, pois são sempre alimentos com um alto valor de nutrientes. Quando for escolher um pão, um bolo, um lanchinho saudável, uma torta ou até mesmo quando for preparar novas receitas, prepare utilizando a farinha integral".

A recomendação também é compartilhada pela nutricionista Tamires Duarte, que afirma sempre indicar alimentos integrais para os pacientes, uma vez que assim eles podem "aproveitar ao máximo o que aquele alimento pode oferecer, alimentando e nutrindo o corpo com substâncias do bem".

A opção integral não é só para pessoas com um estilo de vida fitness, mas também uma recomendação de alimentação para todos. Tudo é questão de escolha, adaptação e disciplina. Assumir melhores hábitos alimentares é um desafio que pode sim ser alcançado.

Website: http://damagrinha.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade