PUBLICIDADE

DINO

Inovação no ENEM acontece em Minas há mais de cinco anos

13 nov 2017 - 17h31
Compartilhar
Exibir comentários

As provas personalizadas, anunciadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) como novidades para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) neste ano, já são conhecidas pelos mineiros há mais de cinco anos. Trata-se de cadernos de questões e folha de respostas identificados com o nome e o número de inscrição do participante, além de códigos de barras em toda a prova e folha de respostas identificando alunos e conteúdo. Além de gerar maior transparência no processo, provas com este tipo de identificação dificultam as fraudes e inibem a cola. Com a mudança, não será mais necessária a identificação da cor do caderno na folha de resposta que será entregue com o nome do candidato a partir das 13h.

Foto: DINO

Nos últimos cinco anos, mais de dois milhões de alunos já realizam provas personalizadas em todos os processos seletivos da FIEMG/SENAI em Minas Gerais. Para os candidatos em mais de 90 unidades do SENAI em todo o estado, as provas personalizadas não são uma novidade. Com o apoio de um software de gestão de provas, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) garante a idoneidade dos seus processos seletivos com provas nominais impressas e digitalizadas nos locais de aplicação - reduzindo também a possibilidade de fraude na logística da operação. Não é diferente com os processos seletivos de residência médica da AREMG em hospitais do estado de Minas Gerais, que realiza seus processos seletivos há mais de dois anos com esta tecnologia.

Este ano, outro centro de aprendizagem técnica no Brasil adotou a inovação: o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, do governo de São Paulo, com mais de 200.000 alunos. A tecnologia foi para aplicação de provas para Formação de Docentes e certificação da Educação de Jovens e Adultos.

Anualmente, direto de Minas Gerais para todo o Brasil, mais de 8 milhões de provas são realizadas em instituições de todo o país, públicas e privadas, com a funcionalidade de identificação das provas por aluno. A expertise mineira se estende também para provas on line realizadas dentro de sala de aula com relatórios instantâneos de GAPs de aprendizagem; provas on line com reconhecimento facial e browser travado que possibilita a identificação dos alunos fora do ambiente escolar.

Conheça o SGP

Adotado por grandes nomes do mercado educacional, como Kroton, PUC Minas, Estácio, entre outros, o sistema de gestão de provas é uma tecnologia inovadora desenvolvida no Brasil, pela Starline Tecnologia, para a gestão segura e otimizada de processos avaliativos. Com o software, é possível gerar provas nominais, com randomização de questões e alternativas, além de controle do local de aplicação e impressão das mesmas. Dessa forma, é possível descentralizar o processo, realizando a impressão de provas no local de aplicação e digitalizar a avaliação realizada com um aplicativo para smartphones ou scanner. O processo gera economia de logística, aumento da segurança e garante resultados instantâneos para os candidatos.

A Starline Tecnologia é líder na América Latina em gestão de provas e focada na missão de melhorar índices educacionais e contribuir para a melhoria da educação no Brasil. Nesta caminhada, já simplificou a logística e aplicação de mais de cinco milhões de avaliações e atendeu a mais de 700 mil alunos. Em 2016, foi reconhecida pelo Global EdTech Awards como uma das três startups mais inovadoras em tecnologia educacional da América Latina.

Site: www.starlinetecnologia.com.br

Website: http://www.starlinetecnologia.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade