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Inbound Marketing: a estratégia que pode transformar a forma de micro e pequenas empresas fazerem negócios

20 jun 2018 - 15h45
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Foi-se a época em que criar estratégias que interrompem os usuários a todo custo em meio às suas atividades geravam resultados eficientes. Hoje, existem estratégias muito mais úteis e assertivas para atrair a atenção dos seus potenciais clientes, por exemplo a metodologia Inbound Marketing.

Foto: DINO

Em uma tradução livre, Inbound Marketing significa Marketing de Atração. Essa "nova" maneira de fazer marketing se baseia em educar, nutrir e se relacionar com os usuários através de 3 principais pilares: produção de conteúdo, SEO e redes sociais. Dessa forma, o próprio negócio passa a criar conteúdo original e relevante para o usuário (e para o Google), visando captar mais visitantes, atrai-los para perto da marca e, então, transformá-los em clientes.

Como funciona a metodologia Inbound Marketing?

A metodologia Inbound Marketing segue 4 etapas: atração, conversão, fechamento e fidelização/encantamento.

Por atração, entende-se levar o usuário para dentro do seu site ou loja virtual, seja por meio de publicações nas redes sociais, seja através da busca orgânica (não-paga) do Google. Já na próxima etapa, a conversão, os consumidores consomem alguma oferta que você disponibiliza, deixando os dados de contato. Para essa oferta pode ser usado um ebook, infográfico ou outro material gratuito que seja valioso para esse visitante se converter em lead. Por lead, entende-se: potencial cliente que demonstrou interesse em seus produtos ou serviços.

A próxima etapa é o fechamento, na qual a venda é concluída e esse lead é transformado em cliente. E por último, vem o encantamento. Nessa etapa, a empresa deve utilizar algumas táticas para garantir a satisfação e fidelização do cliente após a compra.

Tudo aqui se resume em colocar sua persona - perfil semifictício do cliente ideal -  em primeiro lugar, fornecendo-a informações que esclarecem dúvidas e resolvem problemas, de acordo com a etapa em que ela se encontra. Essa persona serve para que você volte seus esforços de marketing e até mesmo de investimento apenas para aqueles usuários que demonstraram potencial de compras no futuro.

O Inbound Marketing dispensa anúncios massivos sobre o seu produto, suas qualidades e preços. Essa metodologia faz com que o próprio público-alvo da empresa a encontre quando estiver procurando por conteúdos úteis a ela, relacionados ao produto/serviço da empresa.

Para se ter uma ideia da efetividade do Inbound, um estudo da eConsultancy aponta que 94% dos links clicados são de resultados orgânicos. Ademais, a pesquisa mostra também que 80% dos consumidores preferem buscar informações sobre alguma empresa, serviço ou produto em artigos e publicações em blogs, e não em anúncios.

E por que micro e pequenas empresas devem apostar no Inbound Marketing?

Segundo Guilherme Afif Domingos, presidente do Sebrae, as micro e pequenas empresas representam 98,5% dos empreendimentos brasileiros e são responsáveis por mais de um quarto do PIB (Produto Interno Bruto) do país. As estimativas do Sebrae apontam que, até 2022, o número de pequenos negócios expandirá 43%, chegando aos incríveis 17,7 milhões de micro e pequenos empreendimentos no Brasil.

Com base nessas informações, dá para se ter uma ideia da importância de trabalhar estratégias de marketing e vendas para conquistar mais clientes e se sobressair nesse competitivo mercado. O Inbound Marketing surge então como um grande aliado para atingir esses objetivos e aumentar a conversão de vendas.

Uma vantagem de usar essa estratégia é que existem diversos canais pelos quais é possível se relacionar com sua persona: por meio de produção de conteúdo no blog ou site, vídeos, infográficos, email marketing, redes sociais ... enfim, uma série de ferramentas que, muitas das vezes, não dependem de tanto investimento financeiro do micro e pequeno empreendedor, mas garantem excelentes resultados.

Segundo dados da pesquisa Content Trends 2017, empresas que utilizam marketing de conteúdo conseguem alcançar até 2,2 vezes mais visitas no site quando comparado com empresas que não fazem uso dessa estratégia. Além disso, as empresas que produzem conteúdo também conseguem gerar, em média, 3 vezes mais leads.

Se não bastasse esses resultados expressivos, vale lembrar que investir em Inbound Marketing custa 62% menos para gerar leads do que o marketing tradicional. Não dá para descartar o potencial que esse "novo" marketing tem, não é?

Sobre a Tag2 Digital

As novas tecnologias estão transformando a maneira de fazer negócios e essa não é uma oportunidade apenas para grandes empresas. Com as estratégias e parcerias certas, micro e pequenas empresas conseguem revolucionar a forma de atrair, vender e se relacionar com seus clientes.

A Tag2 Digital é uma agência especialista em Inbound Marketing que uniu sua paixão por marketing e tecnologia para criar soluções personalizadas para elevar a performance de micro e pequenas empresas no ambiente online e gerar resultados reais.

Website: https://tag2.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
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