Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Igreja Católica beatifica Química Espanhola

Guadalupe Ortiz de Landázuri, fiel leiga do Opus Dei, foi beatificada em cerimônia realizada em Madri.

20 mai 2019 - 15h24
Compartilhar
Exibir comentários

Cerca de 12 mil pessoas assistiram, no último sábado, em Madri, Espanha, à Missa de Beatificação da espanhola Guadalupe Ortiz de Landázuri, fiel leiga da Prelazia do Opus Dei.

Foto: DINO / DINO

Guadalupe nasceu naquela cidade em 12 de dezembro de 1916. Aos 27 anos, já formada em Química, descobriu o chamado de Deus para uma entrega plena. Conheceu o fundador do Opus Dei, São Josemaría Escrivá, e pediu admissão à Prelazia.

Desenvolveu intenso trabalho apostólico no México, impulsionando o início dos labores do Opus Dei naquele país. Mas do que isso, fiel à sua vocação, procurou sua santificação em meio às suas atividades profissionais.

Em 1956 mudou-se para Roma para colaborar mais diretamente com o Fundador.

Portadora de cardiopatia, morreu em Pamplona, Espanha, em 16 de julho de 1975, aos 59 anos.

O milagre que possibilitou a beatificação foi a cura instantânea, em 2002, de Antonio Jesús Sedano Madrid, de 76 anos, de um tumor maligno de pele próximo ao olho direito.

Missa

A missa foi presidida pelo Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, Cardeal Ângelo Becciu. Em sua homília, ele citou as palavras de Cristo: "Vós sois a luz do mundo", e explicou que Guadalupe tinha consciência de que o cristão não pode apropriar-se dessa luz e escondê-la, mas transmiti-la aos outros.

"Ela é para nós um modelo de como mostrar esta luz que é Cristo e como transmiti-la aos nossos irmãos. Encontramo-nos, de fato, diante de uma mulher cuja vida foi iluminada exclusivamente pela fidelidade ao Evangelho. Poliédrica e perspicaz, foi uma luz para aqueles que encontrou ao longo da vida, demonstrando uma coragem e alegria de viver que procediam do seu abandono em Deus, a cuja vontade se conformava dia após dia, e cuja descoberta a tornava testemunha corajosa e anunciadora da Palavra de Deus", ressaltou o cardeal.

O prelado do Opus Dei, Monsenhor Fernando Ocáriz, celebrou no dia seguinte uma Missa de Ação de Graças pela beatificação. Ele recordou que a Bem-aventurada Guadalupe descobriu a importância e a alegria de levar às pessoas o consolo da amizade com Cristo. "Fez isso por causa do seu encontro com São Josemaría e com o Opus Dei. E desde então a sua história, em muitas coisas tão semelhante à nossa, começou a transformar-se, mais vivamente, num prodígio de Deus".

O papa Francisco mandou uma mensagem neste momento de festa para os fieis do Opus Dei. "É justo alegrar-se e dar graças a Deus porque ele não abandona sua Igreja. Mesmo nos momentos mais obscuros, com amor de esposo, Ele continua a suscitar nela exemplos de santidade que embelezam seu rosto e nos indicam com clareza o caminho que temos que percorrer".

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade