PUBLICIDADE

DINO

Gestos Transitantes estreia em Piracicaba

19 set 2019 - 15h36
(atualizado em 20/9/2019 às 02h37)
Compartilhar
Exibir comentários

De onde nasce a dança? Como ela transita no tempo e no espaço? Quais espaços ocupa? É da inquietação sobre o trânsito secreto entre os corpos e o espaço que nasceu o projeto Gestos Transitantes: Arquivos e protótipos de uma dança através dos tempos, encabeçado pelas artistas piracicabanas Luiza Banov e Luciana Camuzzo, que estreia no Teatro do Engenho, na segunda-feira (23), às 20h. Ainda em setembro, o grupo se apresenta nos dias 27 e 28, na Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, e no dia 29, na Estação da Paulista. A entrada é gratuita para todas as apresentações. O projeto é financiado pelo ProAC/Municípios 2019.

Foto: Foto: Pedro Henrique Chaves / DINO

Criado com integrantes de três núcleos de pesquisa --o Núcleo Dédalos, dirigido por Luiza Banov, em Piracicaba, o Estúdio Aragem, coordenado pela artista visual Luciana Camuzzo, também da cidade, e o Lapett (Laboratório de Estudos e Pesquisa em Tanz Theatralidades), da Universidade de São Paulo, dirigido por Sayonara Pereira, o projeto propõe ao público, além da experiência estética, a possibilidades de diálogo com a cena através do desenho, por meio de oficinas que dialogam com o que o público verá em cena.

"Gestos Transitantes" é composta por gestos corpo-vocais que transitam de um corpo para outro corpo, embalados por memórias físicas, sensoriais e musicais de Luiza Banov, Nadya Moretto e Ametonyo Silva. Partem do corpo de um dos intérpretes, chegam ao corpo do outro, ou dos três. "Gestos são refeitos, revisitados, (re)dançados, desenhados, 'projetados' e somados e se transformam em uma grande partitura coreográfica. A partitura vai se combinando com fragmentos narrativos, ora dançados, ora falados, ora sugeridos através das histórias pessoais, que lembram ainda pequenos relatos de situações que já foram vividas um dia, por algum de nós. Na peça são emoldurados por uma trilha sonora eclética e sensível, que dialoga com as ações realizadas pelos intérpretes e seus gestos", diz a bailarina piracicabana. O encontro dos grupos agrega anseios de artistas do interior do Estado de São Paulo e da capital, para ampliar o acesso a dança.

OFICINAS

Com direção geral, coreografia e concepção da trilha sonora de Sayonara Pereira --com quem o elenco já dialogou em outras produções--, visualidades e gravação da trilha de Eduardo Joly e desenho de luz de Maira Nascimento, as ações de artes visuais ficarão a cargo das artistas Luciana Camuzzo e Giulia Zen. "Quem tiver interesse em experimentar o gesto do desenho poderá se inscrever para as oficinas que antecedem as apresentações, para familiarizar-se com o processo de interação que poderá acontecer durante cada apresentação", conta Luiza.

Essas oficinas de Corpo/Desenho acontecem, respectivamente, nos dias 27 e 29 de setembro, na Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, às 18h. E no dia 29 de setembro, às 15h, na Estação da Paulista, quando concomitantemente acontece uma oficina de dança moderna. A entrada para essas atividades também é gratuita, mediante inscrição antecipada pelo email: transitantes@gmail.com

O projeto Gestos Transitantes: Arquivos e protótipos de uma dança através dos tempos é realizado com recursos do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria da Cultura e Economia Criativa e Proac (Programa de Ação Cultural), e pela Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo).

COORDENAÇÃO - Luiza Banov (coordenação, interprete) é bailarina, criadora, professora e pesquisadora de dança, reside em Piracicaba onde coordena o Núcleo Dedalos de pesquisa de/em movimento desde 2010. É mestre, bacharel e licenciada em dança pela UNICAMP. Atualmente é doutoranda em Artes Cênicas (USP) e membro do Laboratório de Pesquisa em Tanz Theatralidades (LAPETT), sob direção de Sayonara Pereira, desde 2011. É Pré-treinadora dos métodos Gyrotonic e Gyrokinesis.

Luciana Camuzzo (coordenação, artista visual) é artista visual atuante desde 1990, gestora e fundadora do Estúdio Aragem, espaço independente dedicado à difusão da arte contemporânea em Piracicaba. Suas proposições abordam a aproximação entre arte e vida, borrando os limites que os separariam e firmando um território habitado por objetos, muitos deles criados a partir de resíduos, que suscitam uma reflexão sobre o nosso estar na cidade.

SERVIÇO - Gestos Transitantes: Arquivos e protótipos de uma dança através dos tempos. Estreia dia 23 de setembro (segunda-feira), às 20h, no Teatro do Engenho (avenida Maurice Allain, 454, Parque do Engenho Central). O grupo também se apresenta nos dias 27 e 28 de setembro, na Pinacoteca Miguel Dutra (rua Morais Barros, 233, Centro), e no dia 29 de setembro, na Estação da Paulista (avenida Doutor Paulo de Moraes, 1423, Paulista). Oficinas de Corpo e Desenho: Dias 27 e 28 de setembro, às 18h, na Pinacoteca, dia 29 de setembro, às 15h, na Estação da Paulista. Oficina de dança moderna: dia 29 de setembro, às 15h, na Estação da Paulista. A entrada para o espetáculo é gratuita limitada a 40 pessoas. Para as oficinas inscrição gratuita pelo e-mail: transitantes@gmail.com. Duração 50 minutos. Classificação indicativa: 12 anos.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade