PUBLICIDADE

DINO

Festival internacional de divulgação científica chega ao ABC na próxima semana

12 mai 2017 - 15h00
(atualizado às 20h29)
Compartilhar
Exibir comentários

Você chega para um happy hour com os amigos num bar da cidade e se depara com vários cientistas falando sobre temas curiosos da atualidade e sobre como eles impactam sua vida. Cenário pouco provável? Não para quem participar do Pint of Science Brasil, um festival internacional de divulgação científica que este ano será realizado pela primeira vez em São Caetano do Sul, nos dias 15, 16 e 17 de maio. A atividade é coordenada na cidade pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Foto: DINO

O evento, realizado por uma rede de voluntários, acontecerá simultaneamente em mais de 100 municípios espalhados por outros dez países: Alemanha, Austrália, Canadá, Espanha, França, Irlanda, Itália, Japão, Reino Unido e Tailândia. No Brasil, 22 cidades sediarão o Pint.

Durante as três noites do festival, a população Sul Sancaetanense poderá participar de 6 debates que acontecerão em 2 locais (Bar do Peixe e Taberna 863). A cada noite, 2 temas atuais serão discutidos e os assuntos escolhidos para esse ano são: a importância dos peixes para os seres humanos, a qualidade das águas dos rios e reservatórios, as avaliações educacionais brasileiras, o funcionamento do cérebro diante do uso de álcool e drogas, hipertensão arterial e esclerose múltipla (veja a programação completa). O evento é gratuito e as pessoas só pagarão o que consumirem nos locais em que ocorrerá cada bate-papo. Como não são realizadas inscrições ou reservas antecipadas, recomenda-se que as pessoas cheguem antes para garantir seu lugar.

Como tudo começou

A ideia surgiu quando dois pesquisadores do Imperial College London, Michael Motskin e Praveen Paul, organizaram um evento chamado Encontro com pesquisadores em 2012. Nesse encontro, pessoas acometidas por Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla foram convidadas para conhecer os laboratórios dos pesquisadores e ver de perto o tipo de pesquisa que realizavam.

A experiência foi tão inspiradora que os dois decidiram propor uma iniciativa em que os pesquisadores poderiam sair de seus laboratórios para conversar diretamente com as pessoas. Nasceu, assim, o Pint of Science, que rapidamente se espalhou pelo mundo. Em 2015, o evento foi realizado pela primeira vez no Brasil pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

Em São Caetano do Sul, o Pint será realizado pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Em âmbito nacional, o festival é patrocinado pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, eScience Unicamp, Galoá e por quatro Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID), financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP): o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria; Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos; o Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Vidros; e o Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades.

PROGRAMAÇÃO PINT OF SCIENCE SÃO CAETANO DO SUL

Segunda-feira, 15/05, às 19h30 horas

Título da mesa: Que bicho é esse: O surgimento e importância dos peixes para os seres humanos.

Onde: Bar do Peixe (endereço abaixo).

Título da mesa: Como funciona o cérebro humano diante do álcool e das drogas?

Onde: Taberna 863 (Endereço abaixo).

Terça-feira, 16/05, às 19h30 horas

Título da mesa: O rio está pra peixe? Como anda a água que consumimos?

Onde: Bar do Peixe.

Título da mesa: Hipertensão arterial, de fácil diagnóstico, e então porque é tão difícil o seu controle.

Onde: Taberna 863.

Quarta-feira, 17/05, às 19h30

Título da mesa: O chute do limite ao infinito: Um olhar e uma conversa multidisciplinar sobre as avaliações educacionais oficiais Brasileiras

Onde: Bar do Peixe.

Título da mesa: Um monstro chamado ESCLEROSE MÚLTIPLA: Vamos discutir sobre isso?

Onde: Taberna 863.

ENDEREÇOS

Bar do Peixe: Estrada das Lágrimas, 241, Bairro São José, Cidade de São Caetano do Sul, São Paulo).

Taberna 863: Rua Rio Grande do Sul, 863, Bairro Santo Antônio, São Caetano do Sul, SP.

Mais informações

Site do evento: www.pintofscience.com.br

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/1668264673481951/

Assessoria de comunicação local:

Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Ana Paula Lazari.

Tel.: 11 4239-3233 - imprensa@uscs.edu.br.

Assessoria de comunicação nacional:

(16) 3373.8171 e pintcomunica@gmail.com

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade