3 eventos ao vivo

Festival Entretodos bate recorde de inscrição em ano de efeméride da Declaração Universal dos Direitos Humanos

5 set 2018
17h40
atualizado às 19h16
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

No ano em que a Declaração Universal dos Direitos Humanos completa sete décadas, o Entretodos - Festival de curtas de Direitos Humanos chega a 11a edição com a marca de 500 filmes inscritos. Realizado na cidade de São Paulo, o evento acontece de 10 a 15 de setembro em diversos pontos da capital - sendo 90% deles na região periférica, no interior e litoral do Estado, e ainda em Goiás e Pará, simultaneamente. Serão mais de 300 exibições, todas com entrada gratuita, e tanto o coquetel de abertura como a festa de premiação são abertas ao público.

Foto: DINO / DINO

Com o olhar voltado para filmes nacionais e estrangeiros que se propõem a difundir a temática dos direitos humanos e o audiovisual, os curadores Jorge Grinspum e Manuela Sobral, e os cocuradores Antonia Regina Moura e Daniel Grinspum selecionaram 24 curtas-metragens para a Mostra Competitiva, quatro para a Mostra
Infantil e seis para a Mostra Juventude (não competitivas), além de outros seis curtas para a Mostra Online - que poderão ser conferidos e votados pelo site do Entretodos.

Os filmes da Mostra Competitiva vão concorrer a R$ 30 mil reais em prêmios, distribuídos entre cinco curtas escolhidos pelo júri oficial nas categorias: Prêmio Encruzilhada, Prêmio Confessionais, Prêmio O Alheio, Prêmio Na pressão e Prêmio Trajetória; e um curta eleito pelo público por meio de votação em sala durante a semana do Festival. O vencedor de cada modalidade receberá R$ 5 mil reais, podendo ser premiado por ambos os juris. Já o melhor filme da Mostra Online será contemplado com troféu e certificado.

A cada ano é convidado um novo corpo de jurados, pois o Festival busca a representatividade de mentes abertas, olhares críticos e inclusivos. Compõem o Júri de 2018, Flávia Guerra - jornalista e cineasta; o escritor Joca Reiners Terron; Júlia Pascale - arte educadora e atriz; a editora de som Miriam Biderman; o escritor,
tradutor e professor na FFLCH/USP Paulo Farah; o produtor e cineasta Rodrigo Souza; e Tuto - roteirista e apresentador de televisão.

Na capital, entre os pontos de exibição do Entretodos11 estão: Aldeia Guarani Tenondê Porã, Auditório da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Centro de Acolhida Casa São Lázaro, Centro de Detenção Provisória II - Pinheiros, Fundação Gol de Letra, Instituto Federal de São Paulo São Miguel Paulista, além de 16 salas do
Circuito Spcine. A programação completa está disponível em www.entretodos.com.br/programação

O Festival Entretodos é idealizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Spcine e Estate Produções.

Abertura e Premiação

O tema dessa edição "De fora pra dentro" vai nortear a mesa de abertura marcada para o dia 11 de setembro, às 19h, no CCSP (Centro Cultural São Paulo), com a presença do escritor, tradutor e professor na FFLCH especialista em estudos árabes e africanos, representações, estudos migratórios e de refúgio, Paulo Farah; e do poeta e educador, especialista em planejamento e práticas pedagógicas em diferentes espaços educativos e em educação em direitos humanos, Ruivo Lopes. A mediação será de Leonardo Medeiros - coordenador de comunicação da Conectas.org - organização não governamental voltada para a luta pela igualdade de
direitos. O bate-papo vai acontecer após o coquetel e a exibição dos filmes da
categoria Na pressão.

No sábado, 15 de setembro, a partir das 18h, a BibliASPA abre as portas para a cerimônia de premiação dos vencedores de todas as categorias, seguida de festa de encerramento.

Serviço:
ENTRETODOS 11 - Festival de curtas de Direitos Humanos
Quando: 10 a 15 de setembro
Onde: pontos de exibição nas 5 regiões da cidade de São Paulo, interior e litoral do
Estado, Goiás e Pará.
Entrada Gratuita
Mais informações: www.entretodos.com.br
www.facebook.com/entretodos, twitter.com/entretodos,
instagram.com/entretodoscurtas

Abetura: 11/09 - CCSP (Centro cultural São Paulo) - Rua Vergueiro, 1000 -
Liberdade
Encerramento: 15/09 - BibliASPA - Rua Baronesa de Itu, 639 - Santa Cecília



Website: http://www.entretodos.com.br

Veja também:

'Sou acusada de sequestrar meu próprio filho branco adotado'
DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade