1 evento ao vivo

Estratégia baseada em dados cria valor para empresas

19 jun 2017
15h24
  • separator
  • comentários

As empresas que baseiam suas operações em dados ocupam as primeiras cinco posições na lista das companhias com maior valor de mercado, somando US$2.671 trilhões. A informação é do The Boston Consulting Group (BCG), que acaba de lançar o estudo Data-Driven Transformation: Accelerate at Scale Now, indicando que companhias podem atingir até 20% do potencial de uma transformação baseada em dados, em até nove meses.

Segundo o BCG, a transformação por meio de dados envolve três missões principais: a primeira é a implementação de projetos em pequenos processos, o que mostra que a empresa pode se beneficiar da digitalização e fornece lições importantes sobre como implementar a transformação digital em toda estrutura organizacional. A segunda missão é o planejamento para transformação em toda empresa, que pode ter andamento simultaneamente à primeira. O artigo aponta que há cinco passos para que uma organização aumente as chances de sucesso de uma transformação baseada em dados:

● Construção de visão - ao planejar uma transformação baseada em dados, uma empresa deve definir a visão apropriada para seus negócios. Neste momento, devem ser incluídos os projetos mais importantes que a companhia quer realizar.
● Seleção de portfólio de iniciativas - usando sua visão e sua lista de projetos macro para referência, as empresas podem criar uma lista completa de iniciativas de transformação. Devem ser avaliadas disponibilidade de dados, conformidade regulamentar e dificuldade técnica ou de modelagem, bem como valor em dólares, benefícios de clientes e importância estratégica.
● Elaboração de modelo operacional analítico - antes de investir em novos recursos de análise de dados, uma empresa deve especificar como ela quer que a função de análise de dados funcione.
● Estabelecimento de governança de dados - para garantir a qualidade e integridade dos dados que utilizará para decisões de negócios, uma empresa deve ter regras de governança rígidas e uma estrutura de governança de dados. Também deve definir a qualidade dos dados e estabelecer maneiras de melhorá-lo continuamente.
● Definição de infraestrutura de dados - a empresa deve projetar uma plataforma de dados que possa acomodar seu mapa de produtos e deve usar essa plataforma para transformar progressivamente seus sistemas de dados.

Com um caminho definido e com a experiência dos primeiros projetos, a companhia está pronta para última missão da transformação baseada em dados. De acordo com o artigo, nesta fase, processos e métodos de trabalho digitais e baseados em dados se espalham por todos os cantos da empresa: funcionários aprendem a trabalhar com processos guiados em dados e a empresa cria uma nova cultura, ao investir em recursos, utilizar informações analíticas e incentivar novas mentalidades, comportamentos e formas de trabalhar.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade