PUBLICIDADE

DINO

Especialista relata as principais tendências de desenvolvimento de software para 2021

As que ganham destaque no setor tecnológico são as de Computação nas Nuvens, Low Code e Artificial Intelligence & Machine Learning

19 fev 2021 - 08h35
Compartilhar
Exibir comentários

As empresas de tecnologia especializadas na criação de softwares viram no ano de 2020 uma crescente demanda por aplicativos e sistema de gestão, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Software - Abes. A entidade em parceria com o IDC, empresa líder em inteligência de mercado e consultoria nas indústrias de tecnologia da informação, aponta que para 2021 a projeção do mercado de desenvolvimento de software, no Brasil, deve ter um aumento de mais de 10%.

Foto: DINO / DINO

Devido à pandemia da Covid-19, empresas tiveram que se reinventar e mudar suas estratégias de mercado, e uma das áreas afetadas foi o desenvolvimento de software, de acordo com Felippe Specht Taschetto, engenheiro e desenvolvedor de software com bacharel em Ciência da Computação. A cultura organizacional foi obrigada a mudar, explica o profissional, e as empresas que antes não aceitavam o trabalho remoto foram obrigadas a adotá-lo, devido aos lockdowns impostos pelos governos.

"A meu ver, a principal tendência para este ano será o teletrabalho, em que as pessoas terão que trabalhar de casa e se comunicar remotamente com os clientes e integrantes da equipe. O gerenciamento remoto se tornou algo imprescindível, fez com que novos cargos fossem criados para gerenciar equipes e, também, para avaliar o desempenho dos seus membros. Com isso, cresceu e muito o uso de ferramentas de trabalho como Skype, Microsoft Teams, Zoom, entre outros", esclarece Felippe Taschetto, pós-graduado em Aprendizado de Máquina e Inteligência Artificial.

De acordo com o profissional de TI, outra área que vem crescendo muito no decorrer dos anos é a computação em Nuvens (Cloud Computing). Ele informa que os três Clouds mais conhecidos são: AWS (Amazon WebServices), Azure (Microsoft Cloud) e Google Cloud. "Devido às empresas estarem migrando suas aplicações e, também, toda a infraestrutura de servidores para Nuvem, os chamados Cloud Engineers (profissional que atua na implementação e gerenciamento da arquitetura de rede em Nuvem) estão sendo cada vez mais requisitados no mercado de trabalho", declara Felippe, com forte experiência em Arquitetura de Software utilizando plataformas Cloud como Azure (Microsoft) e AWS (Amazon).

"Um conceito que vem evoluindo nos últimos anos, e também é uma forte tendência, é o Low Code (pouco código) referente às plataformas utilizadas para gerar aplicações, as quais automatizam processos com interfaces amigáveis para o usuário. É criada uma aplicação reduzindo drasticamente o tempo do desenvolvimento, ou muitas vezes sem necessidade do desenvolvedor, em que se gera um código para a ação", menciona o engenheiro de Software, profissional certificado com experiência em linguagens de programação Microsoft e Open Source.

Segundo o especialista, uma das plataformas que entra no contexto de tendência e é a mais utilizada no setor tecnológico é a OutSystems. Nela é possível se criar aplicações Web, Mobile e Desktop, sem a necessidade de ser um desenvolvedor de software. "O Low Code está em destaque também por reduzir em até 75% o tempo total para o desenvolvimento de aplicações se comparado a uma equipe de desenvolvimento de software, gerando todo o código desde o início", explana Felippe.

"Artificial Intelligence & Machine Learning são as palavras chaves da década, e muito das suas aplicações como reconhecimento facial, são tendências no mercado de ações. Também temos a detecção de fraude de cartões de créditos, automatização para cálculos de estoque de lojas, carros que dirigem sozinhos (o bom exemplo é a Tesla self-driving cars), entre outros. A linguagem de programação utilizada por eles é a Python, que ganha destaque na área de AI & ML. Logo, para quem quer iniciar nessa área é necessário aprender como funciona o desenvolvimento de software em Python e quais as bibliotecas mais trabalhadas para gerar módulos e aplicações na área de AI & ML", relata o profissional de TI.

Para finalizar, Taschetto resume as principais tendências de desenvolvimento de software para 2021 em: Computação nas Nuvens, Low Code e Artificial Intelligence & Machine Learning. "Independentemente da área, todas estão conectadas com o novo formato de trabalho remoto, e apresentam várias oportunidades no mercado de trabalho. O profissional que quer seguir esse caminho precisa estudar cada uma delas, escolher a que mais se adéqua ao seu estilo e focar no aprendizado para se tornar um especialista", conclui Felippe Specht Taschetto, com experiência desenvolvida nas áreas de Desenvolvimento de Software e Gestão de Equipe utilizando Metodologias Ágeis.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade