PUBLICIDADE

DINO

Especialista em Segurança Financeira diz que não é preciso alto salário para ter tranquilidade com o dinheiro

7 jan 2019 - 23h19
Compartilhar
Exibir comentários

O cenário econômico recente do Brasil tem provocado apreensão em muitas famílias quando o assunto é a relação delas com o dinheiro. De acordo com o IBGE, são 13 milhões de brasileiros desempregados, e dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) apontam que mais de 63 milhões de pessoas estão endividadas.

Foto: Felipe Nascimento / DINO

O número indica que aproximadamente 40% da população economicamente ativa no país têm alguma restrição no nome por conta do não pagamento de alguma conta. O fato compromete o consumo das famílias, a obtenção de crédito, além de impactar diretamente na economia do país.

Mas ao mesmo tempo que existem pessoas enfrentando sérias dificuldades, um outro grupo mantém sua tranquilidade financeira. São pessoas que mesmo sem ter um salário alto conseguem pagar suas contas em dia, manter as crianças na escola, sair para comer fora, se divertir no fim de semana com a família, ajudar obras sociais da igreja, planejar viagem de férias, e até investir um pouquinho para o futuro.

Este grupo está num patamar classificado de Segurança Financeira. Para Felipe Nascimento, que é coach e especialista em Segurança Financeira, as pessoas que alcançam este nível desfrutam de uma tranquilidade maior em relação ao dinheiro.

"A Segurança Financeira está ligada com a sua qualidade de vida e com a estabilidade. É uma forma de viver com previsibilidade em relação ao dinheiro, sem ser pego de surpresa com emergências, inquietações ou aqueles problemas financeiros repentinos. É poder viver a sua vida sem sobressaltos e em constante crescimento".

O especialista defende que a Segurança Financeira deve ser o primeiro objetivo que as pessoas devem querer alcançar. Sejam funcionários públicos, autônomos ou empregados de empresas privadas, é possível conquistar este patamar com um pouco de disciplina e inteligência financeira.

"Eu vejo muitas pessoas falando em enriquecer e conquistar a Liberdade Financeira. Vejo educadores financeiros renomados, os chamados gurus, afirmando que este deve ser o objetivo. Eu não sou contra ter sonhos grandes, mas acredito que falar em ficar milionário soa um tanto inacessível para a maioria da população. Por isso defendo a Segurança Financeira. É mais acessível, mais próximo da realidade dos brasileiros. É o primeiro passo da jornada".

Inspiração pessoal

A questão tem caráter pessoal para ele. Antes de se especializar em Segurança Financeira, trabalhou por mais de dez anos em televisão. Integrou as equipes de jornalismo das maiores emissoras do país.

A rotina era intensa. Chegava a trabalhar mais de 14 horas por dia entre a emissora e outros trabalhos. Recém-casado, só voltava para casa para dormir. Os plantões de final de semana acabavam com qualquer esperança de ter um tempo com a esposa. Mas sabia que quanto mais trabalhasse, mais teria condições de honrar os compromissos e dar uma vida digna para sua família.

Mesmo com os dias cheios, sempre encontrava uma brecha para estudar. Fez cursos de educação financeira, de programação neurolinguística, de investimentos, entre tantos outros. Tinha em mente o que os escritores e palestrantes dos cursos diziam sobre buscar a Liberdade Financeira para poder ter uma aposentadoria precoce.

"Um dia estava voltando para casa exausto quando pensei que talvez estivesse interpretando o conceito de forma errada. A ideia é sim ter Liberdade Financeira, mas o primeiro passo é garantir a estabilidade, a qualidade de vida e a previsibilidade em relação ao dinheiro. Ter uma vida financeira tranquila e sem ser pego de surpresa".

Mudanças acontecem rápido

No dia seguinte àquele pensamento, Felipe Nascimento imaginou uma forma de viver uma vida com Segurança Financeira. Colocou no papel quatro pilares indispensáveis a qualquer pessoa que queira ter previsibilidade na sua relação com o dinheiro.

"Se você quer levar uma vida tranquila, você deve seguir as seguintes premissas. Primeiro, aprender a gastar melhor o seu dinheiro. Segundo, criar um plano para poupar dinheiro. Terceiro, uma estratégia para multiplicar o dinheiro. E quarto, aprender a aumentar os seus rendimentos".

Desde então, Felipe Nascimento tem seguido este modelo. Todos os dias ele se pergunta o que pode fazer para gastar melhor seu dinheiro? Como e onde pode economizar? Quais os melhores investimentos para seus objetivos financeiros? E quais as formas de aumentar seus rendimentos?

"As mudanças acontecem rápido em nossas vidas. Não que do dia para a noite você irá ter mais dinheiro na conta ou de uma semana para a outra ficará milionário, mas a decisão que você toma hoje começa a impactar a sua vida imediatamente. A decisão de pensar em formas de mudar minha vida fez com que eu buscasse e conquistasse essa transformação. Eu decidi ter Segurança Financeira e espalhar essa mensagem"

Novos caminhos

O fato de ter tomado aquela decisão fez com que ele mudasse completamente sua rotina. Hoje já não trabalha mais 14 ou 16 horas por dia e tem mais tempo para aproveitar os momentos com sua família. A mudança trouxe outras oportunidades para ele.

"Algumas pessoas próximas viram que eu estava diferente e me perguntaram o que estava acontecendo. Mostrei para eles a decisão que tinha tomado, de viver a Segurança Financeira, e muitos quiseram saber mais. Consegui ajudá-los a perceber que seguir meu método é possível para chegar lá".

Mais do que experimentar uma vida com tranquilidade e previsibilidade, Felipe Nascimento entendeu que a maioria dos brasileiros ainda necessita deste tipo de informação. Por este motivo, especializou-se em Segurança Financeira e percebeu que poderia ajudar ainda mais pessoas. Desde 2016 tem trabalhado ajudando pessoas a conquistarem sua Segurança Financeira. Criou treinamentos e workshops pelos quais já passaram centenas de pessoas, entre eles o "Clube da Segurança Financeira", o "Bolso Próspero" e o "Viver Sem Dívidas".

"Me sinto muito realizado em saber que estou ajudando a melhorar a vida das pessoas. Depois dos treinamentos, muitas delas me procuram dizendo que em pouco tempo já conseguem perceber a mudança. Poder se relacionar melhor com o dinheiro e ter Segurança Financeira é um objetivo que pretendo disseminar no Brasil inteiro".

Website: http://nascimentofelipe.com.br/workshop

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade