Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Escolas mineiras iniciam trabalho de orientação profissional no Ensino Médio e dão exemplo para o país

28 set 2017 - 18h09
Compartilhar
Exibir comentários

Um estudo realizado pelo Ministério da Educação revela que 49% dos alunos que ingressam no Ensino Superior, não concluem o curso - e uma das razões para isso é a ausência de programas vocacionais no Ensino Médio.

Foto: DINO

Para reduzir a evasão em faculdades, escolas mineiras estão buscando maneiras de trabalhar o tema com estudantes. Uma delas foi a adoção de uma plataforma que funciona como um guia profissional - oferece, em forma de vídeos curtos, informações sobre cursos, depoimentos de profissionais recém-formados e experientes, e ainda vai reunir dados sobre as instituições de ensino superior.

"O uso destas plataformas auxilia na medida em que oferece informações seguras e fontes de inspiração aos estudantes, além de permitir que a escola acompanhe o envolvimento e a evolução dos alunos, auxiliando os que se mostram perdidos ou desmotivados com o processo de escolha da carreira - o que certamente repercutirá na saúde emocional desses jovens e, por consequência, no desempenho escolar", explica a psicóloga Érica Canal.

Ajuda tecnológica

O aplicativo de orientação profissional utilizado nas escolas, o KUAU, é um produto único no mundo e oferece à escola uma fonte confiável de informação. Por meio de um "termômetro de afinidade", que muda conforme as respostas dadas para perguntas que surgem na tela durante os vídeos, o jovem descobre com que profissões se identifica mais.

"O uso da plataforma para estudantes e escolas é gratuito. Nosso objetivo é ajudar os jovens a escolher a carreira de forma assertiva e melhorar o desempenho dos estudantes, reduzindo, consequentemente, o abandono de cursos do Ensino Superior", afirma Gilber Machado, diretor executivo do KUAU.

Dados

- "O Brasil tem apenas 8% dos alunos do Ensino Médio em programas vocacionais. A dúvida em relação à carreira prejudica o desempenho do estudante na medida em que afeta a motivação do aluno para o estudo. O aluno que não sabe o que quer não se sente motivado a se esforçar para alcançar o resultado". (Erica)

- "Uma cadeia de fatores sociais e econômicos influencia o índice de 50% de evasão escolar vivido atualmente no Brasil. E, dentro desse contexto, uma escolha imatura, apressada, baseada muito mais em fatores externos do que em afinidade real pela profissão, somada a falta de um projeto de vida e carreira estruturado, certamente são grandes fatores para esse índice de evasão". (Erica)

- "É preciso melhorar o resultado do uso dos recursos disponíveis para a Educação. Um aluno custa em média R$ 14 mil ao ano no ensino superior, e ano passado foram perdidos quase R$ 1,5 bilhões com o abandono dos cursos". (Gilber)

Serviço:

Kuau: plataforma de orientação profissional

- Quem pode usar? Escolas públicas ou privadas.

- Como usar? A escola precisa se credenciar. Após o credenciamento, alunos matriculados recebem um código de acesso. O sistema pode ser acessado por um aplicativo no celular ou pelo computador. O estudante escolhe de 1 a 3 cursos de interesse e assiste a vídeos depoimentos de universitários, profissionais recém-formados e profissionais experientes. Durante os vídeos, o estudante responde a perguntas sobre o assunto abordado e o "termômetro da afinidade" indica com qual curso ele mais se identificou.

- Valor? Gratuito, tanto para escolas quanto para estudantes.

- Alguns colégios credenciados: Santo Agostinho, Santo Antônio, Batista Mineiro e Escola do Sebrae.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade