PUBLICIDADE

Eneagrama ajuda colaboradores e grandes empresas a superar conflitos em mais de 15 países

3 abr 2017 - 11h44
Compartilhar
Exibir comentários

Grandes empresas nacionais e internacionais investem no Eneagrama, técnica de estudo de personalidade e autoconhecimento, como ferramenta de crescimento profissional. Empresas como a Editora Abril S.A., PHILIPS, AVON, ITAÚ, Bradesco, VIVO, OI, Unilever, Telefônica, Alpargatas, Yahoo!, Best Buy e Toyota, já utilizaram o processo de autoconhecimento para benefício interno das equipes.

Foto: DINO

No estudo de Benchmark de melhores práticas, foram entrevistados 39 líderes, de 72 empresas, em 20 países diferentes, das quais elencaram 10 principais lições aprendidas com a técnica, que foram: comunicação, liderança, equipe, inteligência emocional, coaching, conflitos, feedback, tomada de decisões, vendas e negociações. Outro ponto da pesquisa foi um ranking dos seis fatores críticos de sucesso adquiridos, que foram: necessidades, liderança, tipificação, qualidade, integração e preparação da organização.

"Outros métodos até funcionam em partes, mas não são tão eficientes em relação ao autoconhecimento. Eles fazem uma análise de quem você é, mas não mostram como melhorar de maneira integrada e, principalmente, não permitem que você ajude o outro além de si mesmo" afirma Alessandra Tavares, coaching, diretora da Ellune - Educação e Negócios e orientadora de cursos de Eneagrama pelo Brasil.

A técnica nada mais é do que um diagrama de nove pontas usado para estudar a personalidade e proporcionar o autoconhecimento. Cada ponta representa um "tipo" distinto de crença e motivação, que gera padrões de comportamento, sendo eles perfeição, presteza, performance, profundidade, privacidade, perigo, prazer, poder, paz e perfeição.

"Depois de fazer o Eneagrama, eu me conheci melhor e consegui entender alguns comportamentos dos meus colegas de trabalho também. Agora eu sei de que forma eu funciono e de que forma podemos nos entender mais facilmente'', conta Camila Rocha, publicitária e participante do primeiro módulo do Eneagrama.

Por ser uma técnica que capacita as pessoas a ter um estudo aprofundado da personalidade, muitas empresas usam o Eneagrama como uma ferramenta de desenvolvimento, para conhecer melhor os pontos fortes e fracos da personalidade de cada colaborador, capacidade de liderança, trabalho em equipe, comunicação interna e externa, e relacionamento interpessoal. "Na correria do dia a dia, a gente não se dá conta de que repetimos comportamentos para inúmeras situações durante a nossa vida. A ferramenta nos ajuda a entender isso. Nos entendendo, compreendemos o outro e traçamos estratégias para lidar com tudo isso", ressalta Alessandra Tavares.

Desta forma, o Eneagrama das Personalidades trabalha com os dois lados. O dos donos, líderes ou gestores das empresas, orientando na distribuição de tarefas, motivação, compreensão da necessidade, e o lado dos funcionários, entendendo os pontos fortes e fracos de cada colaborador, possibilitando o autoconhecimento para ajudar de maneira produtiva com a empresa e compreender o que precisa de melhorias.

Além disso, o trabalho em equipe pode se beneficiar, uma vez que, ao compreender a personalidade do outro, fica mais fácil de lidar e ajudar a superar as dificuldades juntos, ao invés de bater de frente com o problema, solucionando-o de forma eficiente.

Sobre a Ellune

A Ellune é uma consultoria especializada em criar soluções para o Desenvolvimento Humano Organizacional. Por meio de diagnósticos mais abrangentes que consideram os aspectos relacionados às pessoas e aos processos, a empresa é focada em encaminhar indivíduos a atingirem resultados.

Informações

disponível em: ttp://theenneagraminbusiness.com/wp-content/uploads/2013/10/PORTUGESE-EnneagramBenchmarkReport2011.pdf acesso 15 mar 2017

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade