PUBLICIDADE

DINO

Empresa mineira se destaca na emissão de boletos registrados

A Gerencianet, empresa mineira de tecnologia, se destacou ao facilitar a emissão de boletos para pessoas físicas e jurídicas.

4 jul 2019 - 10h49
Compartilhar
Exibir comentários

Apesar do mercado de pagamentos estar em constante evolução, os boletos bancários ainda representam parte considerável das formas de recebimento do Brasil. De acordo com pesquisa feita pelo E-commerce Brasil e Sebrae, o pagamento com boleto é considerado a melhor opção de cobrança para 75% dos consumidores brasileiros. Por ano, são emitidos, aproximadamente, 3,6 bilhões de boletos no Brasil. 

Foto: Crédito: Marília Veiga / DINO

Pensando em facilitar a emissão de boletos para pessoas físicas e jurídicas, a Gerencianet Pagamentos se especializou nesta forma de cobrança. Fundada em 2007 pelo ouro-pretano Evanil de Paula, a empresa foi criada para facilitar a cobrança de vendas realizadas pela internet. "Meu objetivo era desenvolver um projeto de e-commerce, mas não havia uma forma prática para receber os pagamentos dos produtos vendidos. Então, o projeto mudou, e a Gerencianet "nasceu" para intermediar pagamentos online", explicou. 

Apesar de disponibilizar a opção de cobrança também por cartão de crédito, o boleto, em pouco tempo, ganhou destaque e a empresa passou a investir nesta forma de cobrança. Atualmente, cerca de 100 mil boletos são emitidos pela plataforma todos os dias, e mais de quatro milhões e meio de clientes já pagaram por meio da Gerencianet. Com a obrigatoriedade do registro de boletos, a Gerencianet viu uma oportunidade de ampliar sua atuação no mercado. 

Boleto Registrado 

Devido à grande utilização dos boletos, a Federação Brasileira dos Bancos, Febraban, criou mecanismos de tornar o processo mais seguro e desenvolveu, em 2017, a nova plataforma de cobranças. A principal mudança foi a obrigatoriedade do registro do título. Com isso, os dados do emissor e pagador (CNPJ ou CPF), valor a ser pago e a data de vencimento do boleto devem ser enviados ao banco emissor compulsoriamente. Dessa maneira, o pagamento só é efetivado se todos os dados do boleto estiverem compatíveis com os dados registrados no momento da emissão, reduzindo a possibilidade de pagamento de boletos fraudados. 

Além da segurança, a mudança proporciona mais comodidade. Como os títulos são registrados em uma base comum, as cobranças vencidas podem ser pagas em qualquer banco ou correspondente bancário, independente do banco emissor, o que pode ajudar a reduzir também a inadimplência. 

Apesar das vantagens, a alteração causou apreensão em muitos empreendedores, já que, tradicionalmente, os bancos cobram mais de uma tarifa para os boletos registrados: emissão, confirmação de pagamento, alteração e cancelamento. 

Neste cenário, a Gerencianet viu uma oportunidade de inovação e se tornou o primeiro intermediador do país a oferecer a emissão de cobranças registradas sem tarifas de registros. Dessa forma, os usuários têm a segurança da nova plataforma, mas sem precisar pagar a mais por isso. No país que ocupa a nona posição entre os países com mais pessoas adultas sem conta em banco, de acordo com ranking da Forbes, é importante estar atento a esse cenário, como explica Evanil. "Os boletos são essenciais para os consumidores brasileiros, utilizados em diversas situações como pagamento de compras, mensalidades e parcelamentos. Além disso, são acessíveis para qualquer pessoa, tendo ela conta em banco ou não. Por isso, como intermediadores de pagamentos, acompanhamos as tendências para oferecer uma forma prática, segura e econômica para nossos usuários", finaliza Evanil.

Website: https://gerencianet.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade