0

Empreendedorismo Rural em Sistemas Agroflorestais

27 nov 2017
10h39
  • separator
  • comentários

A agroecologia tem sido um mercado sonhado por muitos agricultores, devido ao cenário extremamente favorável. Hoje é um setor que cresce mesmo em tempos de crise. Além da expansão econômica, trata-se de agricultura sustentável, tanto em termos sociais e ambientais como financeiros. Isso agrega valor ao produtor e ao consumidor, pois estão lidando com produtos livres de agrotóxicos.

Foto: DINO

Hoje a Agroecologia impulsiona o mercado de produtos orgânicos, que movimenta mais de de 2 bilhões de reais por ano.
http://www.sitiopema.com.br/crescimento-agroecologia-e-mercado-organicos/

O Empreendedorismo Rural é gestão da propriedade para gerar resultados satisfatórios e sustentáveis. Hoje está sendo muito aplicado as pequenas propriedades de agricultura familiar ou empreendedores que decidiram trocar a cidade pela vida no campo.

Mas como iniciar um projeto? É preciso seguir alguns passos essenciais para o sucesso do seu sistema agroflorestal. Nesse artigo você vai encontrar as ações fundamentais para o empreendedorismo rural em Sistema Agroflorestal (SAF).

Diagnóstico

O primeiro passo para desenvolver seu projeto de SAF é diagnosticar cada situação do seu contexto agroecológico em particular. Faça um levantamento de dados que se especifique os estoques de capitais que você irá dispor. Nesse sentido, entram os estudos tanto do capital natural, físico e financeiro, como do capital humano e social.

O objetivo é descobrir pessoas, competências, áreas e condições do solo, bem como os recursos disponíveis e a quantia que você gastará no seu projeto de SAF.

Planejamento estratégico

Como qualquer negócio, a agroecologia exige um bom planejamento estratégico para que o empreendedor não tenha prejuízos. Ele precisa estar atento aos pontos fortes e fracos do projeto para saber quais são as ameaças e oportunidades do negócio.

Nesse ponto, é extremamente importante adotar um modelo de negócio para se manter no mercado, competindo e lucrando. Identifique a missão do seu projeto e os objetivos gerais da empresa. A partir disso você poderá estabelecer metas de curto prazo que melhorarão os resultados do sistema agroflorestal.

Estudo de mercado

O estudo do mercado passa tanto pelas análises de produtos, ou seja, a pesquisa do que está sendo oferecido, como também dos fatores de produção necessários à execução do projeto. Quanto mais informações você obter nesse levantamento, mais fácil será criar o SAF adequado.

Um estudo de mercado bem-feito deixa claro ao empreendedor qual o nicho de mercado ele deve atingir para garantir seu lucro. Além disso, também demonstra a quantia de produção que ele precisa ter para atender a demanda desse nicho.

Hoje a principal dificuldade dos agricultores é comercial bem a sua produção. Adquirir conhecimento e tecnologia para plantar e manejar é fácil. Mais qualquer negócio, o que faz ter bons resultados são as vendas.

Saber vender bem e para o cliente certo é o maior desafio nas pequenas propriedades de empreendedorismo rural ou agricultura familiar.


Engenharia do projeto

Depois do estudo do mercado, é hora de botar no papel a engenharia do seu projeto de SAF. Escolha as tecnologias e cronogramas adequados ao seu sistema, e descreva-os para orientar o trabalho futuro. Desenvolva um método de uso e produção para colocar no seu cronograma. Estabeleça metas de entradas e saídas dentro de um horizonte de tempo. Para consolidar o quadro, leve em consideração as suas receitas líquidas.

Para saber mais sobre SAFs, temos um artigo completo como iniciar.
http://www.sitiopema.com.br/sistemas-agroflorestais-safs-o-que-e/


Resultados e avaliações

Por fim, atente-se aos resultados e avaliações do negócio. Essas ações correspondem às análises econômicas, ambientais, financeiras e políticas que envolvem de alguma forma seu projeto. Ao chegar até aqui, você já tem um estudo completo sobre a agroecologia na sua região. A partir disso poderá começar a dar forma ao seu sistema agroflorestal. Você já sabe se irá ter lucro ou não, e em quanto tempo o resultado começará a aparecer. Basta, então, iniciar definitivamente a implementação do seu Sistema Agroflorestal (SAF).

Para pequenas propriedades o melhor caminho para comercializar bem a produção é através de associação ou cooperativas. Juntos os associados ou cooperados tem força para negociar insumos e as vendas. No comprar barato e vender bem.
http://www.sitiopema.com.br



Website: http://www.sitiopema.com.br
DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade