PUBLICIDADE

DINO

Documentário mostra como tribo indígena "resiste" na cidade de São Paulo

14 jul 2017 - 18h40
Compartilhar
Exibir comentários

Como vive uma tribo indígena em plena capital paulista? Como esse povo luta para permanecer em São Paulo? A fim de responder a essas e outras perguntas, três estudantes de jornalismo da Universidade Paulista (Unip) decidiram abordar o tema para desenvolver o famoso Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Assim, no fim de 2015, Guilherme Queiroz, Taís Oliveira e Thiago Freitas produziram um curta-metragem de 30 minutos.

Foto: DINO

O recorte definido pelo trio foi "a luta e resistência dos Guarani Mbyá pela demarcação de terras das aldeias localizadas no bairro Jaraguá, zona noroeste da cidade de São Paulo". A linha de trabalho escolhida fez com que, meses depois de atividades desenvolvidas, nascesse o filme "Atrás da Pedra - Resistência Tekoa Guarani". Em formato de documentário, o produto final do TCC debate, inclusive, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que visa tirar do poder Executivo e dar ao Congresso a tarefa por definir demarcações indígenas.

TCC divulgado no 'Comunique-se Acadêmico'

O curta-metragem "Atrás da Pedra - Resistência Tekoa Guarani" não se perdeu entre outros tantos materiais desenvolvidos como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Isso porque Thiago Carvalho veiculou o conteúdo - com detalhes da produção - no 'Comunique-se Acadêmico', plataforma 100% colaborativa e gratuita mantida pelo Portal Comunique-se, maior site do país especializado em cobrir os bastidores do jornalismo.

http://portal.comunique-se.com.br/resistencia-dos-guarani-mbya-pela-demarcacao-de-terras-em-sp-vira-documentario/

O que é o 'Comunique-se Acadêmico'

Idealizado pelo jornalista Anderson Scardoelli, editor responsável pelo Portal Comunique-se, o 'Comunique-se Acadêmico' funciona como ambiente online para a divulgação de conteúdos desenvolvidos na área acadêmica, sobretudo em faculdades dos cursos de comunicação social. A plataforma permite a divulgação de artigos científicos, TCCs, dissertações e teses -- visando a parceria com formandos e pesquisadores do setor. Lançado em dezembro de 2016, o espaço já conta com 80 materiais.

Tutorial do 'Comunique-se Acadêmico'

http://portal.comunique-se.com.br/comunique-se-academico-tutorial/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade