PUBLICIDADE

Design de Aprendizagem revoluciona mercado de desenvolvimento de colaboradores

14 mai 2018 - 15h25
Compartilhar
Exibir comentários

Segundo informações divulgadas pela Associação Brasileira de Treinamento & Desenvolvimento (ABTD) na 12ª edição da pesquisa "O Panorama de Treinamento do Brasil", o mercado se mantém consistente e em crescimento. No último ano o investimento total no setor em empresas acima de 1.001 a 5.000 colaboradores foi de R$ 1.488.747 enquanto que em companhias acima de 5.001 pessoas no quadro de funcionários o valor dedicado foi de R$ 5.775.902, o que mostra um aumento de 21% em relação a 2016. A partir desta análise, a dica da organização é preparar-se para o ganho de demanda de trabalho e focar nas ações estratégicas.

Foto: DINO

Contudo, quando se trata de desenvolver um treinamento atrativo e eficaz, os profissionais acabam por passar horas em tentativas frustradas em frente ao computador. Afinal, a teoria é sempre mais fácil do que a prática. Neste cenário, surge o "Design de Aprendizagem". O termo consiste em um conjunto de conhecimentos de enorme envergadura que mapeia e define a melhor forma de transmitir determinado conhecimento não com base no conteúdo em si, mas, principalmente levando em conta o público-alvo de determinada mensagem. Antes conhecido como "Design Instrucional", o Design de Aprendizagem ganhou a nova nomenclatura muito em função dos esforços que alguns dos especialistas referências na área, caso dos executivos à frente da SG - Aprendizagem Corporativa, fizeram ao longo dos últimos anos ao quebrar determinados tabus e, efetivamente, posicionar as pessoas no centro da estratégia de desenvolvimento humano.

Neste contexto, uma certeza tem guiado os passos de Flora Alves, CLO da SG e uma das maiores especialistas em desenvolvimento humano do país, ao longo dos últimos 15 anos: é possível encurtar o processo de construção de um treinamento ao optar por uma abordagem assertiva e simples, sem jamais ser simplista ou reduzir o propósito da causa a uma mera atividade protocolar entre o transmissor e o receptor do conteúdo em questão.

"O nosso principal ativo é a abordagem descomplicada, empática e colaborativa. É a isso que o chamado 'Design de Aprendizagem' se refere em oposição ao design instrucional tradicional", conta Flora, que condensou essa abordagem educacional revolucionária no livro "Trahentem® - Design de Aprendizagem com Uso de Canvas", que já está em sua segunda

reimpressão e conta com cópias vendidas para diversos países.

Ainda de acordo com a CLO, é preciso que as equipes de T&D transformem o modelo mental existente, buscando inovar e inspirar novas ideias. "Fala-se muito em disrupção, o que é

algo extremamente bem-vindo, porém, não devemos encarar tal missão como algo

complicado, distante de nossa realidade. É totalmente possível transformar as

pessoas e a cultura organizacional em si com a motivação e abordagem corretas.

O Trahentem®, a meu ver, ajuda consideravelmente nesse aspecto, encurtando os caminhos e evidenciando aquilo que deve ser o objetivo de aprendizagem", pondera.

Desenhar um treinamento nunca foi tão fácil

A ferramenta desenvolvida pela SG e apresentada no livro escrito por Flora Alves, em essência, tem potencial para efetivamente revolucionar a maneira como os treinamentos organizacionais são pensados e construídos. E, a julgar pela quantidade de exemplares de livros vendidos e também pela quantidade de companhias que têm adotado o Trahentem® de maneira consistente, dá para dizer que tal potencial está em rota de plena consolidação.

Na prática, a metodologia faz uso de três modelos de Canvas que sintetizam os processos de diagnóstico, seleção de conhecimentos e conteúdos e, por fim, o alcance de soluções focadas na maneira como as pessoas aprendem e em sua performance. Portanto, o método

atende às necessidades dos Designers de Aprendizagem ao aliar velocidade, criatividade e otimização de resultados para a criação de soluções de aprendizagem completas.

Recentemente, a ferramenta ganhou uma versão digital e começou a oferecer todas as funcionalidades da metodologia em apenas alguns cliques. Além de facilitar a utilização do método para construir os treinamentos, o Trahentem® digital também possibilita a colaboração entre diversos participantes. Basta acessar o site www.canvastrahentem.com para descobrir como o Design de Aprendizagem está transformando os treinamentos corporativos.

Para mais informações, acesse: http://www.learningsg.com/.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade