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DINO

CRM BUSINESS - A ferramenta indispensável para pequenas e médias empresas se organizarem e escalarem suas vendas

23 out 2018 - 11h22
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Quem trabalha ativamente com prospecção de clientes sabe que essa é uma das partes mais difíceis do processo de vendas. Principalmente se o vendedor não tiver, à sua disposição, uma solução de CRM para auxiliá-lo nesse momento.

Foto: Unplash / DINO

O CRM - Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com Clientes) é uma solução tecnológica que tem como papel principal organizar os dados coletados sobre o consumidor e, como o próprio nome diz, simplificar o relacionamento entre empresa e cliente. Em suma, refere-se a um conjunto de estratégias focadas no cliente com o objetivo de antecipar as necessidades deles, aumentar as vendas e fidelizá-los.

Apesar de comumente ser chamado de CRM de vendas, essa solução integra estratégias dos setores de marketing e comercial: desde aquisição do cliente até o pós-vendas.

"O CRM tem como principal missão organizar e automatizar os processos de uma negociação. Com base no histórico de interações com o cliente, é mais fácil traçar perfis e identificar comportamentos de compra, o que torna a venda muito mais simples e assertiva", afirma Bruno Dias, CMO da startup Tangerin.

Tendências do CRM para negócios

Business Intelligence (BI)

Segundo a empresa Gartner Group, "Business Intelligence é o processo de transformar dados em informação e, através da descoberta, transformar a informação em conhecimento".

Quando uma empresa se relaciona com um cliente em toda sua jornada de compra, a quantidade de dados que cada cliente pode gerar é imensa. E esses dados, se isolados, não têm serventia nenhuma. Eles precisam ser transformados em conhecimento útil para o negócio.

Através do business intelligence (ou inteligência de negócio, em português) é possível gerar relatórios que serão proveitosos para a identificação de problemas, assim como para o reconhecimento de oportunidades a serem exploradas. Através desses relatórios e indicadores visuais, conhecidos como 'dashboards', os gestores não precisam desperdiçar tempo com o alinhamento de dados. Basta focar seus esforços na análise das informações e tomada de decisão.

Na outra ponta, os usuários que têm contato direto com o cliente (os vendedores) também têm a gestão de relacionamento simplificada ao usar um CRM com BI. Uma pesquisa da Software Advice mostra que "74% dos usuários disseram que seu sistema de CRM lhes deu acesso melhorado aos dados do cliente".

Uma outra pesquisa, dessa vez da Nucleus Research, reforça essa ideia quando aponta que "a acessibilidade dos dados para os vendedores reduz os seus ciclos de vendas em 8-14%".

Automação

Um fator que pode dificultar a adesão aos CRM's está muito relacionado aos antigos sistemas que demandavam muito tempo para computação de dados. Os CRM's mais modernos são mais inteligentes e permitem a automação de processos repetitivos, dando ao usuário mais eficiência, mais produtividade e mais tempo livre para executar outras tarefas.

Segundo a Salesforce, empresa americana de software on demand, as aplicações de CRM podem ajudar a aumentar as vendas em até 29%, a produtividade de vendas em até 34% e a precisão da previsão de vendas em 42%.

Flexibilidade

"Flexibilidade é a palavra de ordem. As empresas não são iguais, logo seu modelo de negócio e suas necessidades também não. Por esse motivo, é crescente a necessidade de sistemas que se adaptam com facilidade aos seus processos", afirma Misael Soares, CEO da Tangerin.

As mais modernas soluções de CRM são personalizáveis, permitindo que o usuário crie novos processos dentro da plataforma e molde o sistema conforme suas necessidades.

Alinhamento entre CRM, Inteligência de Negócios (BI) e Marketing

Um dos grandes desafios de todo gestor empresarial é lidar com a quantidade excessiva de dados obtidos por meio do relacionamento com um cliente. A relação entre CRM, marketing e inteligência de negócios tende ser muito vantajosa já que simplifica a análise de informações e desenvolvimento de novas ideias para marketing e vendas a partir dos insights gerados.

De acordo com uma pesquisa da Vanson Bourne, as empresas que investem em Business Intelligence e Business Analytics reduzem custos em até 62%, enquanto aumentam a produtividade em cerca de 85%, ressaltando a importância da análise de dados para o bom desempenho dos negócios.

E os ganhos não param por aí. Quanto ao setor de marketing, "47% dos usuários de CRM identificados disseram que seu CRM teve um impacto significativo na retenção de clientes, e uma porcentagem igual diz que seu CRM teve um impacto significativo na satisfação do cliente", é o que mostra uma pesquisa do Capterra.

E mesmo com todas essas vantagens, muitas empresas ainda não utilizam essa solução. Uma pesquisa da Hubspot revelou que 22% dos profissionais de vendas não sabem o que é CRM.

E no varejo essa realidade se repete. Uma pesquisa feita pela SA Varejo mostra que "apenas 26% dos varejistas têm um CRM". A pesquisa ainda mostra que 69% dos varejistas afirmam que a principal dificuldade para viabilizar o CRM na prática é "identificar profissionais que saibam articular propostas, defendê-las e estabelecer planos de ação e metas". Por outro lado, 24% dos entrevistados acreditam que o empecilho é encontrar no mercado plataformas, softwares e ferramentas que facilitem a leitura de dados.

Sobre a Tangerin

A Tangerin é uma plataforma de gestão empresarial inteligente que possui nativamente um CRM simples e intuitivo, Automação de Marketing e Business Intelligence integrados. Através de processos lineares, a plataforma permite organizar e gerenciar os principais setores estratégicos de um negócio, com o objetivo de manter as finanças sempre no azul, gastar menos e vender mais.

Website: https://tangerin.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
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