PUBLICIDADE

DINO

Consultoria estimula a reflexão sobre a diversidade como estratégia para a sustentabilidade social e meio de minimizar preconceitos

24 mai 2019 - 13h42
Compartilhar
Exibir comentários

O programa Coexistir, por meio de suas ações e experiência, atua apoiando empresas de todos os segmentos na promoção da diversidade e da inclusão no mercado de trabalho de pessoas com deficiência, seniores, trans e afrodescendentes. A consultoria ajuda a recrutar e evidenciar as potencialidades e os direitos dessa parcela significativa da população, além de estimular a reflexão sobre preconceitos e seus impactos na atração de talentos e na relação com a sociedade.

Só para termos ideia, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010 o Brasil possuía 45 milhões de pessoas com deficiência, o que representava 24% da população. Entretanto, o mercado de trabalho para PCD no Brasil beira apenas 1% das carteiras assinadas, algo em torno de 500 mil pessoas. O número serve de alerta para as empresas aprimorarem seus programas de recrutamento e seleção e incluírem este e outros públicos ainda à margem do mercado de trabalho e, sobretudo, para as que ainda não dão atenção à diversidade.

Criado em 2013 e mantido pelo Sincovaga-SP (Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de S. Paulo), entidade que representa mais de 40 mil empresas do setor no estado, o programa Coexistir foi idealizado para estimular, orientar e assessorar as empresas varejistas a aderir à inclusão social, promover a capacitação profissional das pessoas com deficiência e trocar informações sobre vagas disponíveis, ampliando as condições de captação da mão de obra.

Para tanto, o Sincovaga-SP contratou a consultora Maria de Fátima e Silva, especialista no tema, para coordenar o programa.

Desde então, em virtude da expertise da equipe e da crescente demanda, o programa foi se expandindo para empresas dos mais variados setores que buscam cumprir as cotas de contratação de pessoas com deficiência exigidas pela legislação (Lei Federal nº 8.213/91, mais conhecida como Lei de Cotas), assim como organizações que veem na diversidade uma oportunidade de transformar diferenças em estratégia de sustentabilidade.

Entre as atividades do Coexistir estão: consultoria para implantação de programas de inclusão nas empresas, cursos e workshops, além de treinamentos que podem ser customizados, conforme o público a ser impactado.

"O trabalho do Coexistir consiste em contribuir para que as empresas atuem de forma a garantir que a contratação de profissionais atenda ao objetivo de ter a pessoa mais qualificada para o desenvolvimento das atividades, entendendo que as características individuais não devem interferir nessa escolha. Também buscamos conscientizar de que é preciso, por intermédio de ações voltadas a este objetivo, transformar uma cultura que é marcada pelo preconceito", explica Maria de Fátima e Silva, coordenadora do programa.

Para ampliar a sua atuação, o Coexistir conta com parceiros como o Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas, com o qual desenvolveu uma cartilha inédita e gratuita para apoiar os profissionais de departamentos de Recursos Humanos na contratação de pessoas com deficiência e que pode ser utilizada por empresas de todos os setores.

O "Guia de Capacitação para Profissionais que atuam no Segmento Varejista Alimentício com Programas de Inclusão" traz informações úteis que envolvem desde conceitos, tipos de deficiências e legislação, até o detalhamento de rotinas de RH adequadas às pessoas com deficiência. Profissionais de todos os segmentos podem encontrar referência para seu trabalho no guia.

"Nossa atuação nas empresas é muito direcionada aos profissionais da área de Gestão de Recursos Humanos, pois eles cumprem um papel fundamental na facilitação do acesso do candidato às vagas de emprego, no processo seletivo e, posteriormente, na sua permanência nas organizações", diz Maria de Fátima. "A eficiência da inclusão depende muito da qualidade da gestão, pois ainda encontramos muitas organizações ainda fechadas ao tema ou que têm preconceitos tão arraigados que se tornam inconscientes, ainda que sejam negados", completa a consultora.

Mais informações sobre o Coexistir: (11) 3335-1100 ou pelo e-mail: coexistir@sincovaga.com.br

Website: http://www.sincovaga.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade