PUBLICIDADE

DINO

Conheça o trabalho do Psicólogo Hospitalar

31 mai 2017 - 13h21
Compartilhar
Exibir comentários

O papel do profissional de psicologia especializado na área hospitalar vem aumentando na rotina das clinicas e hospitais nos últimos 20 anos. A prática de se ter um psicólogo durante o tratamento do enfermo surgiu no Brasil em 1954, sendo um marco no trabalho da psicóloga Mathilde Neder.

Foto: DINO

Em sua rotina dentro do ambiente de um hospital, o Psicólogo Hospitalar e da Saúde lida diariamente não só com os doentes que se encontram em tratamento, mas também com a família destes e com o corpo clínico responsável, trabalhando todas as questões emocionais que surgem ou se intensificam no processo de adoecimento.

Em relação ao paciente e seus familiares, o especialista em Psicologia Hospitalar pode realizar atendimentos individuais ou em grupo, em leitos junto ao paciente ou nos ambulatórios hospitalares com pacientes que vão realizar eventuais consultas.

Já a atuação do Psicólogo com a equipe de trabalho, é o de orientar os demais profissionais da saúde sobre os possíveis comportamentos do paciente, apontando as ações normais e anormais em cada situação e formas de amenizar estes conflitos.

Esta atenção psicológica aos pacientes e familiares por parte do Psicólogo Hospitalar também não acontece somente durante a internação médica, ela pode continuar posteriormente a este período, para se trabalhar as fragilidades e sequelas emocionais, tudo dependerá, é claro, da política de atendimento de cada Instituição.

CONHECIMENTOS DO PSICÓLOGO HOSPITALAR E PERFIL DOS PACIENTES

Entre os conhecimentos adquiridos pelo profissional especializado em Psicologia Hospitalar se encontram a Psicologia nos Cenários de Atendimento à Saúde: Hospitalar ou Ambulatorial; a Gestão e Logística Hospitalar; A Humanização da Assistência em Saúde; e a Criatividade e Inovação Aplicada Na Área Da Saúde.

Em relação ao perfil dos pacientes com o qual o Psicólogo Hospitalar trabalha é bastante heterogêneo. Dentro deste perfil, o profissional pode atender tanto crianças e adolescentes, como adultos e idosos.

www.institutoprominas.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade