PUBLICIDADE

DINO

Conexão entre pais e escola melhora o desenvolvimento infantil

A comunicação eficiente entre a escola e a família pode garantir muitos benefícios ao processo educacional

24 abr 2018 - 14h47
Compartilhar
Exibir comentários

A comunicação entre os pais e a escola é um tópico que demanda muita atenção. Afinal, a educação infantil é um trabalho conjunto entre a família e os professores, exigindo uma interação eficiente entre ambos.

Foto: DINO

Agendas, calendários escolares e reuniões, por muitos anos, eram a única forma de manter os pais informados sobre aquilo que acontece durante o período escolar. Atualmente, no entanto, a tecnologia mudou muito esse cenário. Hoje, é possível potencializar essa comunicação por meio de aplicativos associados a smartphones e tablets.

O uso de aplicativos para melhorar o contato entre família e professores tem se difundido rapidamente nas escolas do Brasil. A prática já é considerada padrão na maioria das instituições da rede privada - e a tendência é que se espalhe ainda mais daqui para frente.

Por que a comunicação entre pais e escola é importante?

A necessidade da participação ativa dos pais na educação infantil foi constatada em diversos estudos ao longo do tempo. Trata-se também de um consenso entre psicólogos: a educação infantil de qualidade depende, também, do envolvimento dos pais .

Mas o que é estar envolvido na educação infantil?

É muito comum encontrar pais que não acompanham de perto a evolução de seus filhos na escola. Nem sempre isso é produto de falta de interesse. "A comunicação com a instituição, às vezes, acaba sendo prejudicada por horários conflitantes, esquecimentos e outros problemas de comunicação", explica Marcos Paulo Matias, CEO da ClipEscola, empresa que desenvolve um aplicativo voltado para a comunicação entre pais e escola. A tecnologia da ClipEscola é capaz de revolucionar essa linha de comunicação. O aplicativo permite a conversa instantânea e prática entre pais e professores, o que facilita muito o acompanhamento de ambos.

Seu uso possibilita que os educadores dividam avisos, anotações e grades horárias, além de enviar mensagens diretas. Mas a proposta vai mais longe: a solução facilita ainda a organização na escola e até mesmo potencializa a segurança. "O aplicativo facilita muito a comunicação entre as pessoas envolvidas no processo educacional, mas também tem outras funções que consideramos importantes para a organização institucional e para a segurança dos alunos", diz Matias.

Dentre suas funções, há o calendário escolar, com o registro automático de entradas e saídas. Outra funcionalidade revolucionária é o sistema de GPS, capaz de detectar os carros dos pais que se aproximam da escola, facilitando a liberação das crianças, melhorando a segurança e até mesmo possibilitando melhor manejo do trânsito decorrente dos horários de entrada e saída.

"Antes do aplicativo, a escola me ligava constantemente," conta Mariah Nascimento, mãe de seis, dos quais quatro são estudantes do Colégio Energia de Barreiros. "Quero estar envolvida na educação dos meus filhos, mas com quatro deles na idade escolar, é difícil manejar toda a informação recebida da escola sem estabelecer um sistema. O ClipEscola me ajudou nessa organização. Agora, é muito mais fácil ficar em dia com o calendário escolar. E o melhor: posso verificar as informações nos meus horários, sem as interrupções das ligações durante meu expediente", explica.

Expansão

O aplicativo ClipEscola está disponível para smartphones e tablets nas plataformas

Android e iOS. Seu desenvolvimento foi baseado em um estudo com foco nas necessidades das instituições escolares, garantindo que todas as suas funcionalidades sejam práticas e úteis. Dezenas de escolas de Educação Infantil e Fundamental participaram dos levantamentos. A solução já atua em todo o Brasil e exterior. "É importante realizar uma expansão responsável. Afinal, cada região possui suas necessidades únicas, e nosso objetivo é garantir uma boa comunicação entre pais e escolas atendendo a todas essas demandas", conta Matias.

A contratação do ClipEscola pela instituição de ensino oferece melhoria na comunicação , além de ser uma ferramenta completa de organização, uma ponte direta com os pais, um software que possibilita a otimização dos processos da instituição e uma ferramenta de marketing. Saiba mais aqui.

Website: http://www.clipescola.com

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade