PUBLICIDADE

DINO

Como poupar bateria nos smartphones da Apple e do Android

Existem aplicativos que consomem mais bateria e até mesmo prejudicam o funcionamento do celular

24 abr 2018 - 13h22
Compartilhar
Exibir comentários

Atualmente, é difícil encontrar pessoas que não contem com smartphones para tornar o dia a dia mais fácil. Seja por trabalho ou diversão, a maioria dos brasileiros está conectada a todo o momento no mundo mobile. Por isso, o tempo de duração da bateria acaba sendo um fator importantíssimo.

Foto: DINO

Os smartphones estão cada vez mais avançados: os últimos modelos possuem processadores múltiplos incrivelmente rápidos. Telas muito mais brilhantes e até mesmo mais memória. Isso tudo, no entanto, vem com um preço: maior utilização da bateria do aparelho. A bateria, por sua vez, não pode ter sua capacidade aumentada sem que isso impacte no tamanho e espessura do celular. Por isso, muitas pessoas estão sempre procurando soluções para economizar a bateria do celular. Fazer com que ela dure o suficiente até a próxima oportunidade de carregamento acaba sendo um desafio para a maioria. Existem, no entanto, métodos simples de poupar a bateria.

"Existem aplicativos e funções do celular que podem consumir bateria mesmo quando não estão sendo utilizadas", alerta Vinicius Gallafrio, CEO da MadeinWeb e Mobile, empresa especialista em desenvolvimento web mobile. "Na maioria dos casos, é possível desativar essas funções, ativando-as apenas quando necessário. Esse método não causa impacto no uso do celular nem faz com que seja necessário abrir mão de determinadas funcionalidades", completa.

Funções que gastam bateria

Para economizar a bateria do celular, é possível desativar diversas funções que raramente são usadas, mas continuam ativas no celular o tempo todo. Ferramentas de conexão, no geral, gastam muita bateria. Por exemplo, o Bluetooth quando ligado está sempre procurando por uma conexão ativa e consumindo bateria no processo. O recomendado é mantê-lo desligado. Assim, aumenta-se também a segurança. Com ele ligado, alguém pode encontrar a conexão e utilizá-la de maneira maliciosa.

O WiFi também pode consumir bateria excessiva quando não está sendo usado, pois está constantemente tentando encontrar redes. O ideal é desligá-lo quando estiver utilizando o pacote de dados. O GPS também é uma funcionalidade que consome bastante bateria e pode ser desligado quando não está sendo usado. "Uma dica extra é ficar de olho no brilho da tela. Quanto mais clara, mais bateria será gasta. Então, se você se encontra em uma situação em que precisa poupar, o ideal é deixar o brilho no mínimo", avisa.

Aplicativos que drenam a bateria

É possível descobrir quais são os aplicativos que mais utilizam a bateria do celular, no geral, no menu de configurações. Via de regra, quanto mais "complexo" for o aplicativo, ou seja, quanto mais difícil de processar, mais bateria será gasta. Por exemplo, jogos com elementos 3D, conexão com a internet ou com o GPS normalmente drenam a bateria muito rápido. Outro exemplo são os aplicativos que exibem anúncios: eles precisam de uma conexão constante com a internet para isso. Além de consumir baterias, esse tipo de app pode esgotar pacotes de dados menores.

Também é preciso tomar cuidado com os aplicativos que dizem conservar a bateria. Existem opções muito eficientes, como o Greenify e Tasker, que ajudam a configurar mais profundamente a forma que seu celular se comporta. No entanto, a maioria de aplicativos que prometem melhorar a performance 'em um toque' podem acabar consumindo mais bateria do que a conservam. E ainda podem deixar o aparelho mais lento.

Para otimizar a duração da bateria do celular de verdade, é preciso pensar com cuidado nas funções que você realmente precisa. Diminuir o número de aplicativos que envia notificações e não utilizar live wallpapers, por exemplo, pode fazer uma diferença enorme no consumo.

Saiba mais

Vinicius Gallafrio é CEO da MadeinWeb e Mobile, empresa de soluções web e mobile que busca resultados inovadores e criativos para os seus clientes. A MadeinWeb trabalha com o desenvolvimento de aplicativos e foi eleita a melhor agência de criação de apps em 2015. Além disso, demonstra preocupação em informar seu público e oferecer serviços transparentes e de qualidade. Para saber mais sobre os serviços, desenvolvimento de apps e encontrar mais dicas, visite: www.madeinweb.com.br.

Website: http://www,madeinweb.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade