PUBLICIDADE

DINO

Como Exercícios de Pilates viralizaram no Brasil?

2 abr 2019 - 14h36
Compartilhar
Exibir comentários

De acordo com dados do INSS, dor crônica é a principal causa de afastamento do trabalho no Brasil e no Mundo. Estudos recentes sobre neurociência da dor, explicam que este tipo de problema não tem um fator desencadeante bem definido, portanto é considerado uma condição de causa multifatorial¹.  

Foto: EBRAFIM / DINO

O sedentarismo é apontado por pesquisadores como um dos fatores mais importantes a ser evitado, tanto para pessoas que buscam uma vida saudável, como para pacientes que estejam em processo de reabilitação física. Exercícios físicos regulares são considerados indispensáveis para longevidade com qualidade de vida².

Estudos sobre tipos de exercícios e os efeitos que eles podem provocar sobre cada indivíduo são temas recorrentes em dissertações de mestrado e teses de Doutorado há muitos anos. Ainda sobre este tema, muitos pesquisadores discutem se o exercício que privilegia alongamento, ou fortalecimento, ou equilíbrio, ou qualquer outro tipo de especificidade técnica, pode ser melhor, ou pior, para a saúde de seus praticantes.

É comum, quando um profissional de saúde vai prescrever um tipo de treinamento físico, dividir os exercícios por categorias, por exemplo, para aquecer, para flexibilidade, para ganhar força e assim por diante.

No Brasil, principalmente nos últimos 15 anos, uma nova modalidade de treinamento virou febre entre praticantes de atividade física e pacientes de clínicas de fisioterapia. Os exercícios de Pilates conquistaram invadiram programas de TV, jornais e as redes sociais com publicações desde anônimos desconhecidos, até grandes estrelas da televisão.

Fato impressionante, que merece destaque, é que para que isso acontecesse nunca foi feita nenhuma grande campanha de marketing para sua divulgação entre as massas, o resultado foi praticamente todo orgânico, atingindo números impressionantes de popularidade.

Qual a diferença do Pilates para outros tipos de exercícios afinal?

Em primeiro lugar é o conceito, que engloba praticamente requisitos de todas as modalidades de exercícios existentes e exige que sejam trabalhados em conjunto, durante o treinamento. Em segundo lugar a segurança, pois a cada gesto de movimento executado o indivíduo deve recrutar músculos estabilizadores, pra que não haja sobrecarga sobre os seguimentos corporais (por isso é tão prescrito em programas de reabilitação física). Outro destaque são os aspectos mentais, pois durante todo sua prática são insistentemente cobrados dos clientes e pacientes concentração, controle e respirações livres e relaxantes.

Devido ao aumento expressivo de terapeutas e praticantes nos últimos anos, uma nova questão passa a ser discutida em Clínicas, Academias e Centros de pesquisa. Por que algumas pessoas não tem bons resultados com este treinamento?

O Professor Felipe Alavarce, mestre em patologia pela USP, Fisioterapeuta, coordenador dos cursos de Formação em Pilates da EBRAFIM³, explica que para um melhor aproveitamento de qualquer tipo de exercício, seus conceitos devem ser somados com todos os modelos científicos disponíveis, para que sua prescrição e execução seja adequada para cada indivíduo ou paciente. Em casos específicos, ligados a reabilitação física, o profissional deve ter capacitação para entender mecanismos de neurociência de dor e suporte em pesquisas, que identificam casos mais adequados de suas aplicações. Nestas condições, exercícios físicos são apontados como uma das melhores alternativas para reabilitação de dores na coluna, de acordo com as últimas pesquisas científicas, mostrando resultados superiores ou iguais ao uso de medicamentos e a indicação de cirurgias4.  

O Professor destaca, que este é um dos principais diferenciais na formação de seus alunos, além de sua longa experiência e trajetória clínica e acadêmica.

Tudo indica que o Pilates siga evoluindo e crescendo, conquistando novos praticantes e pacientes, portanto caso seja envolvido por esta grande rede, procure profissionais com nível de capacitação compatível com a grandiosidade deste método.      

¹www.anamt.org.br

²www.pesquisaemdor.com.br

³www.ebrafim.com   

4www.brazil.cochrane.org   

Website: http://www.ebrafim.com.br/blog

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade