PUBLICIDADE

DINO

Como criar plano de carreira a partir do TCC usando coaching

Livro traz nova visão sobre TCC mostrando como usá-lo para plano de carreira

28 jan 2019 - 16h48
(atualizado às 23h02)
Compartilhar
Exibir comentários

O recente estudo "Carreiras em Transformação", desenvolvido pela Page Talent em parceria com Inova Business, entrevistou mais de 4000 jovens entre 20 e 28, em fase de inserção no mercado de trabalho. A pesquisa visou entender a perspectiva deste público, seus maiores anseios quanto à relação entre formação universitária e realidade do mercado, e futuro da carreira. O estudo também entrevistou profissionais de RH de vários setores.

Foto: Designed by Pressfoto (freepik.com) / DINO

O trabalho aponta que a "oportunidade de seguir um plano de carreira estruturado" é vista como principal atrativo para os jovens entrevistados na busca pela colocação profissional, sendo sua relevância superior até mesmo ao salário. Entre algumas considerações importantes desta pesquisa está a conclusão que pouco mais da metade dos jovens entrevistados afirmam usar entre 10 e 50% do que lhes foi ensinado na faculdade durante suas atividades de trabalho, sendo que, destes 65% atuam na sua área de formação. Entre os três vetores para análise e reflexão sugeridos pela pesquisa está que o conhecimento disponibilizado pelas entidades acadêmicas e profissionais está distante das necessidades dos jovens profissionais.

Neste sentido, a realidade brasileira aponta que mesmo universidades bem conceituadas passam por grandes reformas visando adequar seus currículos a um novo cenário. Por exemplo, em meados dos anos 2000, o Conselho Nacional de Educação define, entre outros pontos, a exigência do TCC- Trabalho de Conclusão de Curso como pré-requisito para os cursos de graduação em engenharia. Em certo aspecto, tal mudança aproxima o modelo da graduação ao de pós-graduação strictu sensu cuja dissertação já era uma obrigatoriedade.

Diante desta transformação, a reflexão aqui proposta é: até que ponto as universidades estão provendo condições aos estudantes de aproveitar ao máximo o TCC para integrar o conhecimento de seu curso e até planejar a carreira profissional ainda durante a formação?

É com este objetivo que o livro "Trabalho de Começo de Carreira- um guia coaching para decolar na carreira com seu TCC" conduz o estudante a uma atitude proativa em relação a esta atividade.

Segundo professor Alvaro J. Santos Neto, do Instituto de Química da USP-São Carlos, o livro é "uma excelente bibliografia para tratar do assunto TCC, com uma visão moderna e afastada do aspecto meramente técnico da metodologia científica e de normas técnicas. Sendo assim, é um livro inovador, em um tema com pouca contribuição bibliográfica." Leia aqui outras avaliações do livro.

A obra é fundamentada em três pilares: a experiência de orientação do autor, sua formação e prática de coaching, e a pesquisa de referências internacionais. Entre outros pontos, o texto propõe que o TCC pode ser usado como: cartão de visitas nas entrevistas de trabalho, semente para algo maior como criar um empreendimento, ou oportunidade para explorar um futuro mestrado.

Sobre autor: Jonny Carlos da Silva, professor titular de engenharia mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina, pós-doutorado junto à NASA, coach e palestrante.

Website: http://profjonny.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade