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Como a internet está impulsionando negócios locais na pandemia e impedindo empresas de quebrarem

Como usar a internet para promover negócios locais

25 fev 2021 - 10h01
(atualizado às 11h19)
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A pandemia do novo coronavírus causou, em junho de 2020, o encerramento de 39,4% das 1,3 milhão de empresas que estavam suspensas temporariamente ou até definitivamente. Ao todo, foram 522,7 mil negócios encerrados apenas neste período.

Foto: DINO / DINO

Os dados são de uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na Rua 25 de março os dados também são alarmantes: pelo menos 20% das lojas foram fechadas, segundo a União dos Lojistas da Rua 25 de Março e adjacências (Univinco).

Comércios com as portas fechadas e lojistas com as mãos atadas, sem saber o que fazer. A realidade é que muitos negócios estão à beira da falência e o ano de 2021 poderá ser marcado por um recorde no encerramento de negócios locais.

Indo na contramão de tudo isso, existem alguns negócios locais que estão prosperando na crise. Esse é o caso de Fábio Roberto, especialista em e-commerce e vendas pela internet.

Um mundo de oportunidade

Para o especialista Fábio Roberto, só está sobrevivendo quem sabe se promover pela internet. "Em plena pandemia, vemos lojas fechadas e apenas um cartaz escrito: contate-nos pelo WhatsApp. Isso foi uma dura realidade para os lojistas que não sabem como promover seu negócio pela internet e ficaram reféns dela sem saber o que fazer."

Segundo o empreendedor, que também é palestrante, a internet é uma ótima ferramenta para negócios locais, desde que o empresário saiba utilizá-la: "Não adianta chamar para o WhatsApp, tem que saber vender. Tem que saber se promover. Costumo dizer que só o tráfego não adianta, você tem que entender como transformar um desconhecido em cliente".

Negócios locais fora da curva

"Os que se adaptaram ao on-line, viram as vendas deslancharem em plena pandemia. Quem soube fazer anúncios na internet, soube atrair tráfego qualificado para o WhatsApp da loja ou até para um site simples, deslanchou", diz Fábio.

Fábio presta consultoria para alguns negócios locais e ficou emocionado ao relatar a transformação vivida por alguns dos seus clientes: "Um pai de família chegar em você, lhe abraçar e dizer que se não fosse o seu método, a loja dele teria fechado as portas, demitido funcionários e alguns até passado necessidade, é de emocionar qualquer um".

Perguntado sobre qual dica principal deixaria para donos de negócios locais e negócios gerais, Fábio Roberto afirmou: "Foque em atrair tráfego para o seu negócio pela internet. Está todo mundo na internet. Mostre a sua loja física e se apoie em um método que realmente funcione, tenha bons mentores e não tente reinventar a roda, faça o que está funcionando para todo mundo".

A internet realmente salvou quem teve que fechar as portas. E é uma grande ferramenta não só na pandemia, mas no dia a dia de qualquer empresa séria que não descarta nenhuma fonte de tráfego.

Segundo Fábio, não haveria 716.000 empresas falidas em 2020 (segundo o IBGE) se boa parte delas soubesse se promover. Porém, o movimento de vendas pela internet ainda é uma semente em meio ao grande mercado tradicional.

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