PUBLICIDADE

DINO

Com parcelas equivalentes a 33% do valor da mensalidade, nova modalidade impulsiona matrículas no ensino superior

30 jan 2019 - 14h42
(atualizado às 22h23)
Compartilhar
Exibir comentários

Em novembro de 2018, o Brasil contava com 12,3 milhões de desempregados (IBGE) e 63,1 milhões de pessoas com o CPF negativado (SPC). Um levantamento feito pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp) indicou redução de 5% nas matrículas em universidades privadas, o que corresponde a 80 mil pessoas que deixaram de ingressar no ensino superior no primeiro semestre de 2018.  O PRAVALER, líder em crédito estudantil, realizou uma pesquisa com os estudantes que desistiram do financiamento, mesmo após terem sido aprovados por meio do P-FIES, programa federal do qual a instituição é parceira. O principal argumento para a desistência foi a falta de condições financeiras de arcar com os custos da graduação - 37,5% dos entrevistados abandonaram os planos de ingressar no ensino superior em 2018 por este motivo. Atento a esses fatos, o PRAVALER passou a pesquisar novas soluções para garantir que as carteiras das universidades voltem a ser ocupadas.

Foto: banco de imagem / DINO

Após um processo de escuta das demandas dos estudantes e das instituições de ensino, a empresa elaborou modelo de operação que permite que o aluno faça o financiamento das mensalidades em um prazo maior e com parcelas mais baratas do que o habitual. Voltado para os estudantes que não conseguem arcar com nem metade do valor das mensalidades de graduação, o novo modelo prevê o parcelamento das tarifas em, em média, duas vezes e meia o tempo do curso. Além disso, as instituições de ensino que optarem por adotar esse formato vão também subsidiar integralmente as taxas de juros por até seis meses após a data de formatura do estudante - para cursos de quatro anos de duração.

"Com o novo financiamento, as instituições de ensino não têm a preocupação com a inadimplência, porque esse é um risco assumido integralmente pelo PRAVALER. Para o aluno, o benefício é começar pagando 33% do valor das mensalidades e, depois, as parcelas vão aumentando gradualmente já que a tendência é o aluno ter um aumento progressivo de renda", explica Rafael Baddini, sócio-diretor do PRAVALER. Ele avalia que o novo modelo de financiamento vai beneficiar os alunos que desejam ingressar numa faculdade, mas dispõem de um montante menor que o valor total da mensalidade. "Nosso objetivo é viabilizar o sonho da educação superior a todos os estudantes brasileiros", completa.

O grande diferencial desse modelo é que ele acompanha o desenvolvimento da carreira do estudante. Ao entrar na faculdade é natural que os alunos não contem com fonte de renda que lhes permita independência financeira e, por isso, os valores do financiamento devem ser mais enxutos, de forma a evitar que o início da carreira já seja comprometido com um endividamento. Conforme o estudante vai se desenvolvendo e profissionalizando, suas oportunidades de trabalho aumentam e, dessa forma, é possível que o estudante consiga arcar com as despesas do curso que realizou. Com esse mecanismo, os riscos de inadimplência e evasão são menores.

Sobre o PRAVALER

O PRAVALER, é o maior programa de crédito universitário privado do país. Ao longo de mais de uma década, adquiriu expertise e capacidade únicas para ampliar o acesso de estudantes ao ensino superior e auxiliar instituições de ensino na captação e retenção de alunos. São mais de 130 mil alunos beneficiados pelo programa.

Website: http://www.pravaler.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade