PUBLICIDADE

DINO

Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo agora é digital e está na tela dos celulares dos motoristas

21 jun 2020 - 04h01
(atualizado às 04h04)
Compartilhar
Exibir comentários

O CRLV-e Digital é o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo do Departamento Nacional de Trânsito (Detran), esta é uma novidade para facilitar a vida dos motoristas, que agora podem consultar o documento direto pelo celular.

Foto: Serpro / DINO

Através de aplicativo os motoristas, proprietários dos veículos podem consultar o documento pelo próprio celular. O aplicativo é o mesmo usado para a CNH Digital, o CDT, que conta com a leitura de QR Code, assim durante abordagens/blitz o motorista pode apresentar esse documento digital. Também é possível compartilhar o CRVL com até 5 aparelhos de celular, para uma família que usa o mesmo veículo é possível ter o documento facilmente pelo smartphone. O aplicativo está disponível para aparelhos Android como IOS.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou, no Diário Oficial da União (DOU) do dia 31 de dezembro de 2019, a Deliberação 180, que trata da emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio eletrônico (CRLV digital).

Essa versão eletrônica do CRLV já se faz presente em 13 estados do Brasil, são eles: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul e Santa Catarina e Distrito Federal. Em São Paulo a emissão do CRLV-e teve início em 08 de maio, inclusive já com a função para download e impressão, que foi disponibilizada para todos os estados que já utilizam a plataforma. Mas os outros estados têm até o dia 30 de junho para adotarem a tecnologia, segundo a Resolução nº769/2018 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Para acessar o CRLV-e o condutor precisará baixar o aplicativo Carteira Nacional de Trânsito em seu smartphone e com o número do Renavam e do código de segurança impresso no Certificado de Registro do Veículo, terá acesso à documentação digital, desde que o Detran do estado libere o acesso.

A emissão CRLV Digital segue as mesmas regras do antigo físico, ou seja, para ter acesso é preciso ter efetuado o pagamento de multas e tributos devidos, assim como do DPVAT e IPVA.

O Contran decidiu que o motorista poderá opcionalmente imprimir o CRVL-e, que terá a mesma validade do documento digital e sem precisar de aparelho celular. Entretanto, para sair do país com o veículo é OBRIGATÓRIO portar o documento impresso.

E, devido a pandemia do novo Coronavírus, o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) antecipou a integração com os sistemas dos Detrans. O prazo final era para que os órgãos de trânsito do país disponibilizassem a opção de impressão do CRLV aos proprietários de veículos era 30 de junho. Com isso já é possível imprimir o documento em casa, isso na maioria dos estados onde já foi adotada essa tecnologia.

Ao imprimir o documento terá o mesmo leiaute da versão digital, devendo ser impressa em tinta preta, em página única, papel sulfite branco e formato A4.

O proprietário do veículo pode imprimir o documento CRVL a qualquer momento e quantas vezes precisar, sem se preocupar com perdas, roubo ou deterioração do documento.

É importante também estar atento a qualidade da impressão e que o QR Code esteja legível. Para a verificação da impressão, se está de boa qualidade, pode ser usado o aplicativo Vio, que é gratuito e é o mesmo utilizado pelas autoridades de fiscalização de trânsito. Com o Vio basta fazer a leitura do QR Code localizado ao lado do código Renavam do documento.

Com o Despachante Real Online, além de ter acesso a informações, o cliente tem ajuda para regularizar a documentação e adquirir seu documento digital. Além disso, o Despachante Real Online parcela em até 12 vezes. É tudo on-line, o cliente pode fazer de casa, é seguro e rápido. Basta acessar, fazer a simulação e conferir.

Website: https://despachantereal.com

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade