PUBLICIDADE

Capacetes de segurança: saiba mais sobre a importância e forma de uso

19 set 2017 - 14h56
Compartilhar
Exibir comentários

A NR6 (Norma Regulamentadora), do Ministério do Trabalho e do Emprego, exige a utilização de equipamento de segurança individual (EPI) em diversos postos de trabalhos, entre os materiais mais indicados estão os capacetes de segurança . Extremamente importantes para a proteção da cabeça e do crânio dos trabalhadores na execução das mais variadas funções que os colocam em risco eminente, os capacetes ainda são negligenciados em algumas empresas, o que resulta no significativo número de 150 mil acidentes envolvendo essa área do corpo entre os anos de 2012 e 2016. Visto a gravidade de incidentes na região da cabeça, que podem deixar o colaborador incapacitado ou até ser fatal, as empresas precisam prestar mais atenção quanto a correta utilização do item.

Foto: DINO

Com a função de proteger a cabeça e outras partes do corpo como rosto, pescoço e ombros de quedas, perfurações, queimaduras e choques elétricos, os capacetes de segurança são essenciais nas áreas da construção civil, indústrias e eletricidade. No entanto, mesmo com a obrigatoriedade do uso e conscientes de todos os perigos envolvidos na não utilização destes, muitos trabalhadores e empresas negligenciam o uso de capacetes de segurança, seja pelo desconforto ou acreditarem que nada irá acontecer. Em alguns casos, o item até é utilizado, porém de forma incorreta, o que também não protege os colaboradores em caso de graves acidentes. Assim é dever da empresa oferecer EPIs aos funcionários e no momento da entrega, orientá-los sobre o uso correto, além de supervisionar a utilização, já os funcionários têm como obrigação fazer o uso dos capacetes de segurança, sob o risco de colocar sua vida em risco e também ser punido pela empresa.

Os capacetes de segurança, assim como qualquer equipamento, possuem forma correta de uso para oferecer o máximo de eficiência. É preciso que o trabalhador fique atento a detalhes como a aba frontal sempre virada para frente, já que o objetivo da mesma é proteger o rosto do trabalhador em casos de quedas de objetos. Em locais com incidência de ventos, é indicado que seja utilizada uma fita adesiva por baixo do pescoço para que o capacete fique preso a cabeça do trabalhador, o mesmo é indicado para funções que exijam a inclinação da cabeça. Outro problema comum durante a utilização de capacetes de segurança, é o uso simultâneo de bonés, toucas e gorros, o que é expressamente proibido, pois estes itens diminuem a eficiência dos capacetes. Importante também, que antes de colocar os capacetes de segurança, os trabalhadores analisem se existem fissuras ou trincos nos equipamentos, em casos de qualquer dano, é indicada a troca imediata.

De acordo com a AGN EPI , loja especializada em equipamentos de segurança individual, é imprescindível que os colaboradores tenham cuidados com a higienização e armazenamento dos capacetes de segurança. "É indicado que os capacetes sejam armazenados em local fresco, longe da luz do sol e distante de materiais corrosivos. Quanto a limpeza, esta deve ser feita apenas com água e sabão neutro, aumentando a vida útil do equipamento", explica.

Website: http://www.agnepi.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade