0

Calçado infantil incorreto pode gerar problemas para a criança

14 set 2018
13h40
atualizado em 16/9/2018 às 16h04
  • separator
  • comentários

Ao tomar a decisão de comprar sapatos infantis, é preciso tomar muito cuidado com suas escolhas. São diversos os modelos existentes no mercado, um mais lindo que o outro. Portanto, não é somente a beleza que conta. O conforto e a funcionalidade do calçado também contam muito. Os pés dos bebês são constituídos por cartilagem, o que permite uma grande mobilidade e flexibilidade.

O enrijecimento ósseo se avança nos primeiros anos da infância e, por esse motivo, torna-se primordial usar de muita cautela para escolher os calçados, uma vez que o material e o formato podem prejudicar e causar desconforto aos pés da criança.

A Unicamp realizou um estudo, em que aponta que o uso de calçado não apropriado pode provocar danos emocionais em meninas.

De acordo com os ortopedistas, a qualquer anormalidade percebida nos pés da criança, o ideal é procurar o mais rápido possível um especialista no assunto para tratar o problema o quanto antes.

Saiba como escolher o melhor calçado para as crianças e como proteger a saúde de seus pés
O calçado para criança, além de bonito, deve ser confortável e adaptável aos seus pés.

No entanto, no momento de comprá-los, é importante prestar atenção em alguns quesitos que são essenciais, como ver se o solado é flexível, se é feito com um material de boa qualidade, se é de fácil higienização, prático para calçar, entre outros fatores. Confira abaixo dicas que poderão contribuir na hora de escolher o calçado ideal.

Dicas

Cada fase da infância é diferente uma da outra, por isso os calçados devem estar de acordo com a idade. As indústrias de calçados fabricam diversos números pequenos, mas isso não significa que foi industrializado com foco no desenvolvimento delas.

Provar antes no pé da criança

Mesmo que seja o número correto, é preciso entender que os formatos são diferentes, o que pode interferir no ajuste.

Escolher calçados para a ocasião certa

Os pequenos estão sempre em constante movimento, brincam, pulam e correm. Diante dessa situação, o ideal é optar pelos tênis, que são ótimos para a ocasião, principalmente para os que já estudam.

Quanto ao material

Os calçados infantis devem ser confeccionados com materiais que sejam flexíveis, permitam um ajuste melhor à anatomia dos pés, e contem com a praticidade para os cuidados de higienização.

Sapatos para bebês de 0 aos 12 meses

Como os pés dos bebês estão em formação, basta escolher os que são feitos com materiais que facilitam a transpiração e não interfiram em seu formato. De acordo com os pediatras, o mais recomendado para essa idade são os de tecido.

De 01 a 03 anos de idade

Crianças nessa faixa etária estão na fase da sustentação do equilíbrio, estão aprendendo a correr, pular, brincar. Por isso, vale lembrar que é importante manter os calçados feitos com materiais flexíveis e que permitam sustentação no calcanhar. O solado deve ser antiderrapante a fim de impedir possíveis quedas.

De 03 a 05 anos de idade

Nessa fase, a crianças tendem a pisar com mais estabilidade e confiança, nesse caso, os tênis com velcro são os mais apropriados para o dia a dia, principalmente para as que já frequentam a escola. Já para o verão, as sandálias flexíveis contendo tiras traseiras são ótimas escolhas.

De 05 a 09 anos de idade

Ao chegarem nessa idade, os pequenos já têm suas preferências. No entanto, vale lembrar que as condições de cuidado são as mesmas, por isso é importante não deixar de ver se o material permite a transpiração e não interfere no formato natural dos pés da criança.

Pais que se preocupam com a saúde dos pés dos seus filhos procuram seguir todas as orientações com o objetivo de prevenir sérios problemas, como a má formação óssea, entre outros. Sendo assim, é imprescindível buscar por uma loja confiável que respeite o direito do consumidor, então poderá comprar sem medo.

Se o seu filho foi convidado para uma festa de aniversário e o calçado dele não é adequado para a ocasião, hoje, é possível encontrar no mercado lojas que comercializam calçados bonitos e confortáveis nos mais diferentes modelos.

A Karina Kids é uma empresa especializada em calçados infantis tanto para meninas quanto para meninos, desde sandálias, sapatos e tênis infantil para aniversário. Os calçados da Karina Kids possuem muito conforto e qualidade. Entre no blog e confira as novidades!



Website: https://www.karinakids.com.br/
DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade