PUBLICIDADE

Autores desconhecidos são a nova aposta do mercado editorial

21 jun 2018 - 14h55
(atualizado em 25/6/2018 às 13h22)
Compartilhar
Exibir comentários

O mercado editorial brasileiro ultimamente não tem tido bons resultados. Uma pesquisa realizada pela Fundação de Pesquisas Econômicas (Fipe/USP) aponta que o faturamento diminuiu 21% se comparado entre 2006 e 2017.

Foto: DINO

Diante dessa crise, muitos autores se perguntam como devem fazer para publicar seu livro e adentrar no mercado editorial.

Os autores desconhecidos, como tem se intitulado essa nova leva de autores brasileiros, não veem os livros apenas pelo lado financeiro, eles enxergam suas obras como um sonho de vida. Mas surpreendentemente eles vêm abrindo o mercado e sendo responsáveis por boa parcela das vendas do setor. "Nós investimos nesses sonhos, porque acreditamos que haja espaço para novos autores, tendo em vista a qualidade dos originais que recebemos diariamente", afirma Thiago Regina, Editor-chefe da Editora Viseu.

A Editora Viseu é um dos exemplos que tem dado certo. No último ano teve um crescimento de 500% e atribui às apostas feitas em autores desconhecidos. "Analisamos todas as obras que chegam até nossa editora, sem exceção. Percebemos que muitas delas têm grande qualidade e oportunidade de vendas no mercado. São talentos que não devem ficar engavetados e só precisam de uma chance para estar nas livrarias", afirma Regina.

São obras como "Uma teoria da felicidade" do autor Mauro Trexler Mourão que enviou seu material para a editora e teve seu livro publicado e hoje está presente nas grandes lojas do país e faz palestras no Brasil inteiro.

Duas grandes barreiras encontradas pelos novos autores são a falta de atenção dada aos originais enviados às editoras, visto que a grande maioria nem sequer os responde, e os valores inacessíveis para a maioria dos autores para publicação do livro devido a necessidade de adquirir uma cota mínima de exemplares.

Dentre os diferenciais da Viseu está a atenção dada aos autores, que podem enviar seus originais para a editora com a certeza de que receberão um feedback gratuito de suas obras, além do fato que os que tiverem seu material aprovado serão publicados pela editora sem a necessidade de adquirir exemplares.

A Viseu busca aproximar o autor da construção de seu sonho, integrando-o com todo o processo de edição da capa, do livro, da diagramação e publicação do livro. Bem como, auxilia no lançamento, divulgação e marketing do livro. Além da agilidade no processo de criação, o autor fica com boa parte do valor arrecadado pela venda do livro pagando direitos autorais bem acima do mercado.

A Editora Viseu é parceira das principais marketplaces do mercado, livrarias, além de loja própria, que facilita a distribuição dos livros publicados.

As vendas online estão se tornando o caminho mais procurado tanto por quem está publicando sua obra, quanto para os leitores. Segundo a Forrester Research, nos próximos cinco anos existe uma previsão de que o Brasil terá 27 milhões de pessoas fazendo sua primeira compra online, bem como, tablets e smartphones que serão ainda mais utilizados para comprar e-books e livros físicos.

Website: http://www.editoraviseu.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade