PUBLICIDADE

Arquiteto cria um novo conceito e forma de se trabalhar a Tecnologia BIM

A Tecnologia BIM possui inúmeras vantagens, uma delas é a economia gerada na obra

9 nov 2018 - 12h15
Compartilhar
Exibir comentários

A Tecnologia BIM é uma nova forma de projetar, gerenciar e realizar empreendimentos na construção civil, considerada ainda nova no Brasil, muitos profissionais do setor e escritórios de projetos ainda desconhecem a tecnologia.

Foto: Escritório Edgar Sacchi Arquitetura / DINO

A sigla BIM significa Building Information Modeling, em português Modelagem de Informação da Construção. BIM não é um software, um programa que comprado passa a ser utilizado da noite para o dia, BIM é uma tecnologia, um conceito, que deve ser aplicado, desde a criação do projeto, até a entrega da obra.

Mas afinal o que é BIM ?

É um processo de produção em terceira dimensão, integrando todas as disciplinas de projeto, simultâneamente, vai detectando conflitos e incompatibilidades entre as disciplinas e automaticamente quantificando todos os insumos que serão utilizados na construção deste modelo e ao contrário do que muitas pessoas pensam a tecnologia BIM não é um simples modelo 3D.

Em um estudo contratado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) o uso da tecnologia pode gerar o aumento de 10% na produtividade do setor e reduzir em até 20% o custo total das obras.

"Construímos primeiro o projeto no ambiente digital, onde temos a chance de testar tudo e depois levar a fórmula certa para o mundo real, a obra se torna uma linha de montagem, e no final de tudo é o custo que importa, a economia gerada na obra e a construção sem imprevistos é uma das principais vantagens no uso da Tecnologia", afirma o arquiteto Edgar Sacchi, especialista em Tecnologia BIM pela American Graphics Institute localizada na Califórnia EUA.

O arquiteto após voltar para o Brasil e com todo o conhecimento adquirido no exterior, criou um novo modo de se trabalhar a Tecnologia BIM, o método denominado por ele de "construção virtual", hoje em seu escritório localizado no bairro da Vila Leopoldina-SP, o arquiteto desenvolve para as principais construtoras de São Paulo, uma série de estudos técnicos e projetos para implantação de novos empreendimentos gerando uma economia nas construções em média de 20%.

Website: http://www.edgarsacchi.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade