PUBLICIDADE

DINO

Apenas 1,7% dos brasileiros têm talento para empreender

Uma em cada quatro micro e pequena empresa no Brasil não consegue completar dois anos de operação

8 ago 2019 - 10h29
(atualizado às 15h25)
Compartilhar
Exibir comentários

Um estudo realizado pela ETALENT, empresa de tecnologia especializada na gestão da mudança pessoal e na educação do comportamento, que analisou o perfil de mais de 1,3 milhão de profissionais brasileiros, identificou dentro desse grupo de pessoas uma parcela pequena de talentos empreendedores, tendo em vista o número total da população do país.

Foto: ETALENT / DINO

Muitos profissionais desejam ter ser próprio negócio, mas a pesquisa analisou quais os perfis comportamentais mais se adequam ao perfil de um empreendedor. O Brasil passa atualmente por uma fase de ajustes econômicos, com cerca de 12 milhões de pessoas desempregadas, e é justamente em momentos como este, de profundas transformações socioeconômicas, que as pessoas começam a focar seus pensamentos e até energias em novos projetos.

Diante deste cenário, o empreendedorismo surge como alternativa à vulnerabilidade presente na vida de quem precisa gerar renda o mais rápido possível e também na vida dos profissionais assalariados com receio de perder seus empregos.

Mas qual a realidade do empreendedorismo no Brasil?

Uma pesquisa realizada pelo Ibope e USP mostra que 71% dos jovens gostariam de empreender e 40% deles devem colocar o plano em ação nos próximos cinco anos. Já estudo do Instituto Endeavor revela que seis em cada 10 brasileiros querem abrir uma empresa nos próximos cinco anos.

No entanto, é importante lembrarmos que querer empreender não significa que a pessoa possua características comportamentais necessárias para tal. Não se atentar ao fator "comportamento versus objetivo" pode transformar o sonho em um verdadeiro pesadelo.

De acordo com a pesquisa Talento Brasileiro, realizada pela ETALENT, apenas 17 em cada 1.000 brasileiros possuem o perfil para empreender.

"Os empreendedores são inquietos por natureza. As características que mais se destacam nestes profissionais com este talento são a energia e o entusiasmo na comunicação, a assertividade nas decisões e a busca por aspectos como independência, prestígio e liberdade de expressão" afirma Jorge Matos, presidente da ETALENT (https://etalent.com.br).

O estudo também mostra uma maior concentração de empreendedores do sexo masculino. Entre os homens, 20 em cada 1.000 brasileiros apresentam o talento para empreender, enquanto que entre as mulheres isto acontece em apenas 13 de cada 1.000 brasileiras.

Empreendedorismo por necessidade

Segundo levantamento da Global Enterpreneurship Monitor, o Brasil é o país mais empreendedor do G20 e do BRIC. O contraste destas informações, em relação ao pequeno percentual de perfis identificados como empreendedores pela pesquisa da ETALENT, corrobora a visão de que o atual cenário nacional de empreendedorismo é oriundo principalmente da necessidade e não de uma busca planejada e voluntária.

"Este estudo pode ajudar a explicar porque 1 em cada 4 micro e pequena empresa no Brasil não consegue completar dois anos de operação, números que podem melhorar com a nova geração que está mais interessada e se preparando melhor para empreender. Mas também é uma preocupação para as organizações em geral, já que profissionais com este perfil são considerados como estratégicos para a promoção de mudanças e desenvolvimento das empresas", afirma Jorge Matos.

Sobre a pesquisa

A pesquisa Talento Brasileiro tem como base a análise dos perfis e talentos de 1,3 milhão de brasileiros que preencheram o questionário online DISC ETALENT, entre os anos de 2007 e 2012.

De acordo com a perspectiva comportamental da metodologia e com base em modelos matemáticos, foram construídos 36 talentos que identificam o talento primário de cada participante do estudo e resumem as competências e motivações dos profissionais brasileiros.

Conheça mais detalhes da pesquisa Talento Brasileiro em: https://etalent.com.br/produto/talento-brasileiro/

Website: https://etalent.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade