Anticoncepcionais podem interferir no emagrecimento, aponta endocrinologista
Muitas mulheres, na busca pelo corpo desejado, enfrentam dificuldades para reduzir medidas ou ganhar massa. Mesmo tendo uma alimentação balanceada e se exercitando, as mudanças demoram para acontecerem, o que pode desanimar algumas. E a causa para isso podem ser os anticoncepcionais de hormônios sintéticos, como a maioria das pílulas do mercado.
Cada vez mais famílias investem no planejamento familiar. Um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) revelou que, em 2015, 79% das brasileiras em relação estável usavam algum método contraceptivo. Esse número é 28% maior do que em 1970.
O método mais popular no Brasil para evitar ou adiar a gravidez ainda é a pílula anticoncepcional - embora os números venham caindo. Segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), milhões de mulheres usam esse método. Isso representa 27% das mulheres em idade fértil no Brasil.
Endocrinologista especialista em metabologia, Fernanda Pedrosa reforça que anticoncepcionais acabam gerando descontrole hormonal. Isso faz com que a mulher tenha dificuldades em conseguir melhores ganhos de hipertrofia.
"A questão hormonal está diretamente ligada aos resultados de hipertrofia. A comunidade médica e científica vem criticando alguns produtos e métodos que usam anticoncepcionais de via oral como base. Eles geram um grande descontrole hormonal e seu custo-benefício é péssimo", avalia a médica.
Quando o assunto é emagrecimento, a situação fica ainda mais complicada para quem usa anticoncepcional baseado em hormônio sintético. Dentre os efeitos colaterais mais conhecidos dessas pílulas são o aumento de peso, a retenção de líquido e a sensação de inchaço.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Bloqueio hormonal é a causa do problema
Ao utilizarem o anticoncepcional hormonal, as mulheres farão um bloqueio na segunda fase do ciclo menstrual. E é justamente nesse período que acontece a produção de testosterona, necessária para a hipertrofia e o emagrecimento.
Tudo isso é ocasionado pelo mecanismo anovulatorio da pílula. Além da dificuldade no ganho de massa magra, pode haver também uma piora do quadro de celulite, que é outro sintoma indesejado das mulheres.
Doenças metabólicas podem exigir uso de anticoncepcional
Mesmo com os problemas que o anticoncepcional podem causar, existem ainda benefícios diversos para alguns grupos de pessoas, como aponta a endocrinologista Fernanda Pedrosa. Determinadas condições clínicas podem ter tratamento a base dessas pílulas ou DIU Mirena.
"Existem condições clínicas em que anticoncepcional é importante, como a síndrome ovariana metabólica e a endometriose. Porém, em meninas jovens sem nenhum problema de saúde, eu sempre indico DIU de cobre como contracepção de alta eficácia", recomenda a médica.
Até nos casos de necessidade de reposição hormonal, no entanto, é possível ter métodos mais amenos, como é o caso dos hormônios bioidênticos. Estes podem trazer mais vantagens do que aqueles sintéticos, garantindo um maior equilíbrio.
Métodos contraceptivos não-hormonais são uma solução
Além do DIU de cobre citado pela especialista, existem ainda outros métodos contraceptivos menos agressivos. O ideal é procurar um profissional capacitado e atualizado, que recomendem técnicas inovadoras, que tenham efeitos até melhores que as convencionais.
Dentre essas opções, estão as camisinhas, tanto feminina quanto masculina. E, em alguns casos, existe ainda a possibilidade de usar os hormônios bioidênticos, mas com indicação de um endocrinologista para que seja feita a dosagem certa para cada indivíduo.
Sobre a Dra. Fernanda Pedrosa:
Endocrinologista e metabologista, a médica Fernanda Pedrosa atua com foco em tratamentos de emagrecimento saudável, detox, fitness, antienvelhecimento e doenças metabólicas. Formada em Medicina na Universidade Federal de Juiz de Fora, fez aperfeiçoamento em novas tendências em Endocrinologia na Faculdade de Medicina de Harvard.
Pedrosa ainda é membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, da Endocrine Society, da American Association of Clinical Endocrinologists e da American Academy of Anti-Aging Medicine.
Além de estar sempre se atualizando na área, Pedrosa tem forte engajamento com seu público, dando dicas para um estilo de vida mais saudável. Também divulga informações acadêmicas e científicas de um jeito fácil de entender.
Contato:
https://drafernandapedrosa.com/
https://instagram.com/fernanda_pedrosa
https://facebook.com/drafernandapedrosa/
Fontes:
http://www.un.org/en/development/desa/population/theme/family-planning/cp_model.shtml
https://www.febrasgo.org.br/
https://drafernandapedrosa.com/
Website: https://drafernandapedrosa.com/