PUBLICIDADE

Alta dos combustíveis afetará indústria do calcário agrícola

Consumidor nos centros urbanos também deve ser impactado, já que insumos presentes na produção agrícola deverão ter os preços reajustados

26 jul 2017 - 16h10
Compartilhar
Exibir comentários

O aumento do PIS/COFINS dos combustíveis afetará toda a sociedade, incluindo setores do agronegócio - como a indústria produtora de calcário agrícola. Os combustíveis e lubrificantes estão presentes em toda a cadeia produtiva, da jazida à produção, além de impactar o transporte do calcário até a lavoura.

A avaliação é do presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola (Abracal), Oscar Alberto Raabe. "Foi uma saída que o governo encontrou para não martirizar um segmento econômico em particular, mas todos vão sentir esse aumento", comentou.

O consumidor nos centros urbanos também deve ser afetado, já que insumos presentes na produção agrícola deverão ter os preços reajustados, em índices ainda a serem definidos.

Utilizado na calagem, que é a correção da acidez do solo, o calcário vem garantindo resultados ao agronegócio brasileiro. Porém, a aplicação no país - em torno de 35 milhões de toneladas em 2016 - ainda deixa a desejar, visto que áreas tropicais apresentam solos comumente ácidos.

A estimativa da associação é que esse consumo poderia ser duas vezes maior, caso houvesse incentivo dos órgãos governamentais. A aplicação ainda melhora o rendimento nas lavouras de itens de alto custo para quem produz, como o adubo. Com isso, a produtividade das culturas e a rentabilidade do agricultor deixam ser ampliadas.

A alta dos impostos jogará contra a planilha de custos da indústria e, por consequência, do agricultor. Raabe usa a linha de produção do calcário para exemplificar.

Embora com finalidade agrícola, o segmento tem parte de suas atividades ligadas à mineração. Segundo ele, os combustíveis, como o óleo diesel, são um dos insumos presentes nas operações na jazida, quando a pedra é retirada. Há o transporte até o setor de moagem. Nesse momento, lubrificantes utilizados na transformação da pedra em pó calcário devem ser impactados pela alta dos combustíveis.

"Temos que considerar o transporte até a lavoura do cliente, que geralmente fica distante de nossas indústrias", comentou. A difícil logística na maioria dos estados brasileiros encarece o preço do frete.

Segundo Raabe, medidas como a alta dos combustíveis ampliam o cenário de dificuldades gerado pela ausência de políticas públicas de incentivo. Uma delas envolveria o calcário, produto nacional cujo uso esbarra na falta de informação ao homem do campo.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade