PUBLICIDADE

DINO

Alimentação & Saúde Mental: psiquiatra esclarece dúvidas

Quem nunca ouviu a clássica frase: "Você é o que você come?". Por incrível que pareça, ela pode ter um lado muito verdadeiro.

20 ago 2019 - 15h07
Compartilhar
Exibir comentários

Além dos já conhecidos efeitos na saúde física, hoje já se sabe que uma alimentação balanceada tem um efeito direto na saúde mental das pessoas.

Foto: DINO / DINO

Estudos da Psiquiatria Nutricional (subárea da Psiquiatria, que estuda os efeitos dos alimentos no cérebro) demonstraram os efeitos dos alimentos em nossas emoções, comportamento, humor e ritmo circadiano (sono-vigília).

Já se tem bem documentado que dietas com foco em alimentos mais naturais e menos industrializados têm um efeito antioxidante e anti-inflamatórios, que previnem e amenizam os sintomas de vários transtornos mentais.

Neurotransmissores essenciais para o equilíbrio cerebral são provenientes em boa parte da alimentação, como a serotonina, que até 90% dos seus substratos vêm dos alimentos que que são ingeridos.

Dietas mais específicas como a "Mind" e "Dieta do Mediterrâneo" já tem comprovação científica de retardar o surgimento da Doença de Alzheimer.

Porém, vale lembrar: a alimentação boa para a mente deve ser BALANCEADA. Nada de dietas malucas e restritivas, que podem inclusive, favorecer o surgimento de sintomas de ansiedade e depressão.

Em caso de empolgação para mudar os hábitos, vale destacar: É necessário procurar um profissional da área para orientar como fazer isso de forma saudável e equilibrada

Créditos

Dr. Thiago Salum Fontana | Médico Psiquiatra

www.thiagosalumfontana.com.br

Nossas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/spamedsorocaba

Instagram: https://www.instagram.com/spamed

Twitter: https://twitter.com/SpamedSorocaba

YouTube: https://www.youtube.com/spamedsorocabacampus

Website: https://spa-med.blogspot.com/2019/08/alimentacao-saude-mental.html

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade