PUBLICIDADE

DINO

ABCB Senepol amplia equipe técnica para atender à demanda de criadores pelo programa PMGS

18 fev 2019 - 22h15
Compartilhar
Exibir comentários

Com a expansão do Programa de Melhoramento Genético do Senepol (PMGS), que já conta com cerca de 120 criatórios participantes, a ABCB Senepol ampliou o quadro de técnicos credenciados para atender os criadores de todo o Brasil. A entidade começou 2019 com 32 profissionais (em 2018, eram 20) que, agora, estão tendo uma atuação mais ampla.

Foto: DINO / DINO

"A partir desse ano, todos os técnicos do Serviço de Registro Genealógico também são auditores e certificadores do PMGS. Com isso, eles darão todo o suporte necessário aos criadores para o melhor uso das ferramentas de seleção disponibilizadas pelo programa", explica o superintendente Técnico da ABCB Senepol, Celso Menezes.

Antes de assumir a nova atribuição, a equipe participou de um intenso treinamento técnico, realizado de 12 a 15 de fevereiro, em Lins/SP. Durante o "Curso de Capacitação Técnica do PMGS e Atualização do Serviço de Registro Genealógico da raça Senepol", especialistas em melhoramento genético, registro e certificação de carne apresentaram o funcionamento do PMGS, que é baseado em quatro pilares: Serviço de Registro Genealógico, Provas Zootécnicas, Melhoramento Genético e Seleção Genômica. "O Senepol tem dois marcos importantes em sua história no Brasil. O primeiro deles é a chegada dos animais ao País no ano 2000. E o segundo é a criação do PMGS, que tem como objetivo nortear os trabalhos de cada criador na seleção, no melhoramento e desenvolvimento da raça Senepol. O criador contará com o auxílio dos técnicos em todas as etapas do programa, o que lhes permitirá dar um grande salto de qualidade em seu rebanho", assegura o técnico Rafael Pacheco, que atua na entidade desde 2006.

Os 32 técnicos da entidade terão pela frente o desafio de atender a um quadro de associados que só cresce. Em 2012, cinco profissionais atendiam 133 associados. Agora, são 913 criatórios atendidos, sendo 646 associados e 267 não associados. Para o técnico Marcelo Felício que, desde 2016, percorre o Brasil registrando animais Senepol, a nova atribuição da equipe técnica contribuirá para a maior evolução genética dos rebanhos. "A grande adesão dos criadores ao PMGS sinaliza que há uma grande demanda pelas ferramentas de seleção oferecidas pelo programa. A raça Senepol evoluiu bastante nos últimos anos e a avaliação dos rebanhos pelo PMGS é uma forma de garantir que esse avanço tenha continuidade", destaca Felício, que reforça o fato de a adesão ao programa ser totalmente gratuita.

Na visão do técnico Douglas Basílio, a capacitação permitiu o nivelamento das informações relativas aos critérios de seleção da raça. "Durante a aula prática do curso, tivemos a oportunidade de aplicar todas as regras apresentadas nas palestras técnicas. Avaliamos um grande número de animais. É fundamental trabalharmos todos dentro de uma mesma metodologia para garantir um avanço genético homogêneo da raça em todo o País", diz Basílio, que atua como técnico da ABCB Senepol desde 2016 na região de Mato Grosso.

Segundo o superintendente Técnico Celso Menezes, o treinamento é realizado todos os anos pela associação para garantir que todos trabalhem de forma alinhada ao regulamento do Serviço de Registro Genealógico. "Precisamos garantir que o serviço prestado no campo, tanto na área de registro quanto de melhoramento, tenha o rigor e a qualidade necessária para permitir que apenas animais dentro do padrão racial e com boa avaliação genética sejam multiplicados. Quando um animal fora dos padrões exigidos é utilizado para reprodução, pode desencadear a multiplicação de características morfológicas e de desempenho indesejáveis, comprometendo o sucesso da raça", explica Celso.

Outra novidade apresentada durante o curso foi o aplicativo desenvolvido para otimizar a coleta e o envio de dados dos rebanhos diretamente para o banco de dados da associação. Os dados coletados no momento da inspeção para registro serão enviados por meio do aplicativo, que funciona mesmo sem acesso à internet, tornando todo o processo mais rápido e seguro. O aplicativo foi desenvolvido especialmente para a ABCB Senepol pela empresa de tecnologia JetBov, pioneira no Brasil em softwares para gestão zootécnica/econômica de fazendas que atuam na produção de gado de corte, incluindo todas as etapas: cria, recria e engorda.

Com esse investimento na ampliação e na capacitação de seu corpo técnico, a ABCB Senepol se prepara para acompanhar o forte crescimento que a raça vem mostrando nos últimos anos. A entidade possui atualmente em seu banco de dados mais de 100 mil animais registrados, um crescimento de mais de 300% desde 2012.

Outro curso de capacitação previsto para 2019 é o de "Avaliação de Carcaça". Segundo o presidente da ABCB Senepol, Pedro Crosara, os técnicos serão treinados para que possam atuar como Avaliadores de Carcaça Padrão na concessão do selo de garantia da carne Senepol, o SQA.

Website: http://www.publique.com

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade