PUBLICIDADE

A política explicada aos nossos filhos traz manual para crianças e jovens

Filósofa se baseou nas perguntas frequentes de suas netas para reunir questionamentos e explicar a política de forma clara e objetiva

23 out 2018 - 16h31
Compartilhar
Exibir comentários

Por que precisamos de líderes? Por que obedecemos às leis? Por que as sociedades não têm todas o mesmo regime político? Por que desconfiamos tanto da classe política? Essas questões atualíssimas encontram guarida em A política explicada aos nossos filhos, da filósofa francesa Myriam Revault d'Allonnes, que chega agora ao Brasil pela Editora Unesp, com tradução de Fernando Santos. O objetivo é clarear o intrincado ambiente da política traduzindo-o para uma linguagem objetiva e acessível a crianças, adolescentes e, por que não, adultos.

Foto: Capa do livro / DINO

"Afinal, do que estamos falando quando falamos de política? O uso do termo é assim tão simples?", pergunta-se a autora. "Este livrinho procura explicar que se trata, na verdade, de um conceito complexo. Nem por isso devemos deixar de enfrentá-lo. Pelo contrário, é preciso tentar esclarecer os conceitos, levantar os problemas, explicar de maneira simples ideias e realidades complexas. É melhor dizer que, em matéria de política, esclarecer os mal-entendidos e apresentar corretamente os problemas é a primeira condição para aprender a viver e agir em grupo."

Dividido em quatro capítulos ("Do que falamos quando falamos de política?", "Um pouco de história: nós, os modernos", "E, na prática, como isso funciona?" e "Por que é tão difícil?"), o livro de Myriam Revault d'Allonnes adota um modelo de perguntas e respostas, como um frutífero diálogo. "Esta reflexão não saiu do nada: ela foi realizada a partir das perguntas feitas por minhas duas netas: uma muita nova, com oito anos, e a outra já adolescente, com catorze anos", explica. "Elas serviram de ponto de partida e de matéria-prima para este livrinho, cujo percurso elas orientaram e ditaram. À inquieta "perguntadora", a autora se dirige com ar esperançoso. "[Na política] não existem soluções como na matemática, mas existem respostas: é possível fazer escolhas e definir direções. Evidentemente, o sucesso não é garantido, mas podemos tentar. E é preciso prosseguir sem descanso, porque a política é uma tarefa sem fim."

Sobre a autora - Myriam Revault d'Allonnes é professora emérita da École Pratique des Hautes Études e pesquisadora associada do Centro de Pesquisas Políticas da Sciences Po, ambas instituições localizadas em Paris. Ela também é conhecida por ter coordenado uma aclamada coleção de filosofia para crianças, publicada na França entre 2006 e 2013.

Título: A política explicada aos nossos filhos

Autora: Myriam Revault d'Allonnes

Tradução: Fernando Santos

Número de páginas: 94 Formato: 12 x 21 cm

Preço: XXXX

ISBN: 978-85-393-0725-8

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Website: http://editoraunesp.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade