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A importância de terceirizar campanhas de e-mail marketing

17 jan 2018
15h33
atualizado em 19/1/2018 às 12h15
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Fundamental nas estratégias de marketing digital, o e-mail marketing ainda é um dos meios de comunicação que mais trazem retorno sobre o investimento. De acordo com um levantamento realizado pela Adobe, sua taxa média de conversão é de 69%, maior que a de redes sociais e canais off-line. Assim sendo, não somente grandes organizações, mas aquelas que não possuem recursos tecnológicos e humanos satisfatórios para realizar todos os processos ligados à ferramenta devem buscar a terceirização do serviço com uma empresa que une conhecimento em manipulação de banco de dados e gestão de campanhas.

A criação de uma equipe para atender o mínimo de demanda necessária requer grande investimento na contratação de profissionais como designers, programadores, analistas de dados e responsáveis por todo o processo operacional. Não somente, é vital que haja entrosamento entre esse time, o que requer tempo e alinhamento de processos. Assim, empresas de qualquer porte e segmento, especialmente aquelas que não possuem expertise no tema e buscam iniciar um relacionamento estreito com seus clientes, devem se convencer da importância da terceirização de campanhas de e-mail marketing. Empresas de confecções, redes de franquias, indústrias de médio porte, varejos e grandes marcas são exemplos de segmentos que necessitam da incorporação e uso frequente do canal.

Assim, as únicas responsabilidades do contratante do serviço serão passar o cronograma da (s) campanha (s), enviar sua base de dados com seus respectivos contatos, as peças no formato HTML (caso tenham) e os assuntos e nomes dos remetentes de cada campanha. A estratégia deve ser compartilhada e compreendida por ambas as partes desde o início da parceria, alinhando de forma constante os objetivos e metas a serem alcançados. Empresas especializadas nesta área possuem todo o know how necessário para auxiliar no planejamento de ações e na construção de uma análise através de metodologias eficazes e tendências de mercado.

Veja alguns benefícios da terceirização:

1. Baixo investimento e redução de custos com equipe de profissionais para gestão das campanhas.

2. O cliente pode focar em seu negócio principal, entregando os trabalhos de marketing para a empresa contratada. Logo, haverá mais tempo para a concentração dos esforços em grandes ideias, nas vendas e metas de faturamento.

3. Acompanhamento dos resultados das campanhas em tempo real através de relatórios. A empresa contratada entregará os resultados, descontinuará o que deu errado e otimizará aquilo que obteve boa performance.

4. Ao negociar com um bureau de dados, há também a possibilidade de enriquecer o cadastro da empresa com e-mails diferentes daqueles identificados como Hard Bounce (endereços de e-mail que apresentam erros permanentes).

É evidente que a terceirização de processos de marketing digital é bastante popular, uma vez que é uma das melhores maneiras de fornecer qualidade na execução do processo e na entrega de resultados. Como consequência, haverá maior agilidade no lançamento das campanhas, propiciando o estabelecimento de um padrão quanto à frequência, entrega e aprovação. Do outro lado, o contratante se preocupará unicamente com os números finais, como custo e retorno, mantendo colaboradores sob sua tutela e orientando a organização rumo aos seus objetivos primordiais.


Ivana Avellar - Marketing e Produtos



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