Desgaste das barras e braços: quais são os primeiros sinais?
Ter um carro é um dos desejos de uma boa parte das pessoas, no entanto, muita gente se esquece que ser dono de um veículo exige cuidados, principalmente quanto à parte mecânica; isso porque as peças podem se danificar com o tempo ou devido à acidentes corriqueiros. É o caso do desgaste de barras e braços. Essas peças são fundamentais para garantir a boa condução do veículo e caso elas estejam com problemas, o veículo tende a apresentar sinais preocupantes, e consequentemente até mesmo provocar acidentes.
Para você não correr riscos, é importante saber a respeito do desgaste de barras e braços e
identificar os principais sinais desse problema. Acompanhe!
• Qual a função das barras e braços?
O sistema de direção de um carro é formado por diversos componentes auxiliares, de modo que ele consiga transmitir os comandos vindos do volante para as rodas do veículo e quem contribui nesse papel são as barras e os braços de direção. Elas são responsáveis por ajudar na estabilidade e conforto do condutor, fazendo com este tenha controle e segurança para fazer os diferentes movimentos do veículo. Por isso que o desgaste das barras e braços pode comprometer o direcionamento do veículo em qualquer situação, sendo mais preocupante nos casos em que o motorista transita em superfícies irregulares.
• Quais são os primeiros sinais de desgaste de barras e braços?
Geralmente começa com um ruído estranho ao virar o volante ou ao passar por irregularidades da via. Entre outros sinais de desgaste de barras e braços:
- Volante trêmulo
Geralmente em estradas com superfícies irregulares, um pouco de tremulação do volante é normal, mas, se em estradas em boa situação, o volante do seu veículo trepida, pode ser sinal de desgaste de barras e braços. Isso acontece porque o volante tenta estabilizar o controle das
rodas, mas as barras e braços não conseguem compensar o esforço devido estarem
danificadas.
- Perda do controle do veículo
A perda de controle do veículo é um indicativo de que as barras ou os braços de direção já
estão danificados. Esse sinal é muito grave e geralmente é o momento do veículo deixar de
circular, pois pode ficar suscetível a acidentes.
• Quais cuidados devem ser tomados?
A troca das barras e braços danificados é a solução mais eficiente. Esse procedimento deve ser realizado de acordo com o manual do fabricante do veículo. No entanto, recomenda-se realizar uma revisão em todo o sistema de direção a cada 10.000 Km ou 6 meses de uso do veículo.
Também é válido ressaltar a importância de realizar a troca com um profissional de confiança e por peças originais e novas, jamais recondicionadas. Portanto, sempre que for fazer a troca, certifique-se de que as peças apresentam o selo de aprovação no Inmetro.
Ainda deve-se atentar para a importância do uso ferramentas adequadas para a remoção das peças. Evite utilizar ferramentas pneumáticas para o aperto dos componentes, pois elas podem exceder o torque de aperto recomendado pelo fabricante. Após a troca, fazer o alinhamento do sistema de direção do veículo. Ao notar qualquer um desses sinais, não deixe de levar o carro para uma avaliação mecânica. Consulte um profissional de confiança e solicite a substituição das peças. Assim, você aumenta a vida útil do veículo e fica menos suscetível a imprevistos indesejáveis.
E aí, seu veículo apresenta algum desses sinais?
Conheça mais sobre a Perfect Automotive:
- Site: http://bit.ly/PerfectAutomotive
- Facebook: http://bit.ly/FacebookPerfectAutomotive
- Instagram: http://bit.ly/InstagramPerfectAutomotive
- Twitter: http://bit.ly/TwitterPerfectAutomotive
- Blog: http://bit.ly/BlogPerfectAutomotive
- Youtube: http://bit.ly/YoutubePerfectAutomotive
Website: http://www.perfectbrasil.com.br