PUBLICIDADE

Datafolha: orgulho de ser brasileiro e satisfação de morar no país aumenta em um ano

A satisfação de morar no Brasil atingiu um índice de 74%

9 dez 2023 - 11h37
Compartilhar
Exibir comentários

De acordo com a mais recente pesquisa divulgada pelo Datafolha e publicada pelo jornal "Folha de S.Paulo" na sexta-feira (8), a satisfação dos brasileiros em morar no país atingiu um índice de 74%, registrando um aumento significativo em relação ao ano anterior, quando estava em 59%. Além disso, o sentimento de orgulho em ser brasileiro também apresentou um crescimento, subindo de 77% para 83% no mesmo período.

Os resultados, que se aproximam dos níveis máximos registrados desde o início da série histórica em 2000, refletem um panorama favorável quanto à percepção dos cidadãos em relação ao país. A pesquisa, realizada na terça-feira (5) com 2.004 eleitores em 135 cidades brasileiras, possui uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Foto: freepik / Porto Alegre 24 horas

Embora 8% dos entrevistados ainda considerem o Brasil um local ruim para viver, este número se manteve estável em comparação com levantamentos anteriores, onde esse índice estava em 9%. No entanto, houve uma queda significativa na parcela de brasileiros que classificam a experiência de morar no país como "regular", diminuindo de 33% para 18%.

O estudo também destacou que a aprovação do governo Lula permaneceu estável ao longo do ano, mantendo-se em 38%. Segundo o Datafolha, mesmo após "a aguda turbulência dos atos golpistas do 8 de Janeiro", houve uma acomodação das tensões na política, embora isso seja percebido de maneira mais abstrata pela população.

Outro dado relevante é a ascensão do sentimento de orgulho em ser brasileiro, aproximando-se dos 89% registrados em novembro de 2010. Em contrapartida, o sentimento de vergonha em relação à nacionalidade diminuiu de 21% para 16% no período analisado.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Publicidade