PUBLICIDADE

Coronavírus

UE fecha acordo com Pfizer para antecipar 10 mi de doses

Com isso, até junho, entrega total será de 200 milhões de doses

16 mar 2021 - 13h29
(atualizado às 14h01)
Compartilhar
Exibir comentários

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou nesta terça-feira (16) um acordo com a farmacêutica Pfizer para antecipar a entrega de 10 milhões de doses da vacina anti-Covid desenvolvida com o laboratório alemão BioNTech até o fim do mês de junho.

Países da UE receberão mais 10 milhões de doses da vacina da Pfizer até o fim de junho
Países da UE receberão mais 10 milhões de doses da vacina da Pfizer até o fim de junho
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Segundo a líder europeia, as doses estavam previstas para serem enviadas no terceiro trimestre. "Eu sei o quanto está crítico o segundo trimestre para as nossas estratégias de vacinação. Essa aceleração levará as doses totais da Pfizer-BioNTech no segundo trimestre para mais de 200 milhões", ressaltou Von der Leyen.

A política alemã ainda acrescentou que o acordo é uma "ótima notícia" e oferece aos países-membros da União Europeia a possibilidade de ter "um espaço de manobra e de fechar algumas lacunas nas entregas".

Em entrevista à ANSA, o vice-presidente da Comissão Europeia, Margaritis Schinas, ainda acrescentou que o bloco está trabalhando ainda com os contratos que preveem a entrega de 300 milhões de doses das quatro vacinas já aprovadas pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA).

"Nós colocamos esse número de doses à disposição dos Estados-membros, mas não gerimos as campanhas de vacinação de cada um deles", acrescentou.

Sobre os constantes atrasos nas entregas das vacinas da AstraZeneca, que produz o imunizante da Universidade de Oxford, Schinas ressaltou que "não estamos falando da distribuição das doses, mas sim de sua utilização". "E é razoável dizer que permanecemos no nosso objetivo porque a Pfizer produz muito mais e porque a Johnson & Johnson tem um novo acordo com uma planta na Alemanha para envasar e finalizar", disse ainda à ANSA.

A UE fechou contrato com seis empresas em um total de 1,835 bilhão de doses e a opção de adquirir mais 730 milhões. Das seis, quatro já receberam autorização para uso emergencial: Pfizer/BioNTech, Moderna, Universidade de Oxford/AstraZeneca e Johnson & Johnson.

No entanto, há constantes discussões por conta de atrasos nas entregas e a vacinação no bloco ainda é considerada muito lenta pelas autoridades e por especialistas em saúde. Segundo dados do portal Our World in Data, os 27 países-membros da UE aplicaram 50,8 milhões de doses de vacinas em sua população. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade