PUBLICIDADE

Coronavírus

Sindicato de jogadores de Portugal critica licenças "oportunistas"

7 abr 2020 - 12h26
Compartilhar
Exibir comentários

O Sindicato de Jogadores de Futebol de Portugal (SJPF) classificou como "oportunista" a prática de licenciar jogadores durante a interrupção causada pelo novo coronavírus e exortou os clubes a encontrarem suas próprias soluções para a crise.

Ruben Pinto, da Belenense (de azul), disputa lance com Islam Slimani, do Sporting
30/11/2015
REUTERS/Rafael Marchante
Ruben Pinto, da Belenense (de azul), disputa lance com Islam Slimani, do Sporting 30/11/2015 REUTERS/Rafael Marchante
Foto: Reuters

O futebol português está suspenso desde 12 de março, e o Belenenses SAD se tornou o primeiro time de elite a anunciar licenças quando disse, na segunda-feira, que "dispensará parcialmente" seus empregados por tempo indeterminado.

Joaquim Evangelista, presidente do SJPF, disse ao Diário de Notícias que acredita que um grupo de times da segunda divisão seguirá o exemplo.

Mas o SJPF disse em um comunicado que tais medidas ignoram negociações com a liga e passam uma imagem ruim ao público.

"O SJPF esteve envolvido em um diálogo permanente com a liga nas últimas semanas para encontrar uma solução de meio-termo que salvaguarde os direitos dos jogadores e garanta a sustentabilidade financeira da atividade", disse a entidade um comunicado.

"Infelizmente, alguns clubes, organizados fora destas negociações, decidiram unilateralmente ir direto para as licenças".

Ao fazer isso, disse o sindicato, os times "passaram à sociedade portuguesa a mensagem de que, em tempos de crise, não são capazes de resolver os problemas que os afetam".

O governo concordou em ajudar a pagar os salários dos empregados que estão de licença ou com carga horária reduzida, e o Belenenses disse que aproveitará o esquema.

Mas o SJPF disse se tratar de "uma atitude oportunista da parte dos clubes de futebol se colocarem nesta situação" e que não deveriam estar usando fundos do governo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade