PUBLICIDADE

Coronavírus

Panelaços contra Bolsonaro voltam a ser registrados

Protesto ocorre enquanto País alcança novo recorde de mortes por coronavírus, e um dia após presidente cancelar pronunciamento

3 mar 2021 - 21h12
(atualizado às 21h31)
Compartilhar
Exibir comentários

A cidade de São Paulo voltou a registrar panelaços contra o presidente Jair Bolsonaro nesta quarta-feira, 3. Protestos ocorreram em bairros na região do centro expandido, como Pinheiros, Santa Cecília, Cerqueira César, Barra Funda e o Itaim Bibi. Panelaços também foram registrados na cidade do Rio de Janeiro e em Porto Alegre.

A manifestação ocorre um dia após Bolsonaro cancelar um pronunciamento em rede nacional de rádio e TV, que seria veiculado na terça, 2. Apesar do cancelamento, grupos de oposição ao governo mantiveram a convocação para o panelaço tanto na terça quanto nesta quarta. O protesto também ocorre no mesmo dia em que o Brasil alcançou um novo recorde de mortes em um só dia pela pandemia da covid-19.

Panelaços contra Bolsonaro voltam a ser registrados em SP, RJ e RS
Panelaços contra Bolsonaro voltam a ser registrados em SP, RJ e RS
Foto: NILTON FUKUDA / ESTADÃO CONTEÚDO

No Rio de Janeiro, o panelaço começou às 20h30. O barulho de panelas e gritos de "fora, Bolsonaro", "assassino", "genocida" e outros foram ouvidos nos bairros de Copacabana, Flamengo, Glória, Laranjeiras, Cosme Velho, Jardim Botânico (na zona sul) e Grajaú (zona norte). As manifestações se estenderam por cerca de dez minutos, até por volta de 20h40.

O pronunciamento iria abordar a medida do governo federal de zerar PIS/Cofins sobre o óleo diesel por dois meses e sobre o gás de cozinha de forma permanente. A redução atende a reivindicações de caminhoneiros, base de apoio do presidente, e ocorreu após reajustes nos preços de combustíveis anunciados pela Petrobrás.

Em suas contas oficiais no Twitter, grupos da oposição como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Frente Brasil Sem Medo, e partidos como PCdoB e PSTU, pediram adesão ao panelaço marcado para as 20h30 desta quarta. O movimento Vem Pra Rua, que faz oposição ao governo pela direita, também aderiu ao panelaço.

Em janeiro, panelaços em várias capitais foram registrados durante a crise da falta de oxigênio em Manaus.

 

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade