O que é um genocídio?

Críticos do presidente Jair Bolsonaro têm criticado sua atuação durante a pandemia chamando-o de "genocida". O que isso significa?

7 abr 2021
17h06 atualizado às 17h09
0comentários
17h06 atualizado às 17h09
Publicidade

Como se define um genocídio?

Genocídio é a tentativa de exterminar (matar) um grupo de pessoas devido a sua etnia, raça, religião ou nacionalidade. A intenção do genocídio, de acordo com essa definição é exterminar todas as pessoas de um determinado grupo.

A atuação de Jair Bolsonaro durante a pandemia tem rendido críticas e acusação de estar cometendo um genocídio no Brasil.
A atuação de Jair Bolsonaro durante a pandemia tem rendido críticas e acusação de estar cometendo um genocídio no Brasil.
Foto: Reuters

De onde surgiu o termo genocídio?

Surgiu nos anos 1940 para definir as ações dos nazistas para exterminar judeus e outros grupos na Alemanha.

Que países já tiveram genocídios?

Existem diversos exemplos. Alemanha, Ruanda, Bósnia, Congo, Armênia, Mianmar, só para citar alguns. No Brasil, uma pessoa já foi condenada por genocídio contra uma população indígena.

Existe punição para o genocídio?

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o genocídio é um crime contra a humanidade e pode ser julgado por tribunais internacionais, como a Corte Penal Internacional, conhecida também como Corte de Haia. Ela também decide outras questões relacionadas ao Direito Internacional.

Jair Bolsonaro está sendo chamado de genocida por diversas pessoas. Isso está correto?

Para que existe um genocídio, de acordo com especialistas, é preciso que se tente matar todas as pessoas de um grupo específico, como já expliquei antes. Então, esse termo valeria no caso das populações indígenas brasileiras. Sonegando vacinas, atendimento médico e sem ter uma estratégia de combate ao coronavírus, Bolsonaro estaria colocando a vida dessa população em risco.

Em termos gerais, considerando toda a população brasileira, é mais preciso dizer que Bolsonaro estaria cometendo um crime contra a humanidade, dado que a população em geral é quem está sofrendo com a pandemia e morrendo.

Me Explica
Publicidade
Publicidade