PUBLICIDADE

Coronavírus

Justiça do DF bloqueia fundo eleitoral e partidário

Decisão da Justiça Federal de Brasília permite que os recursos do fundo sejam utilizados para combate a crise do novo coronavírus

7 abr 2020 - 17h21
(atualizado às 17h42)
Compartilhar
Exibir comentários
Justiça bloqueia recursos do fundo partidário e eleitoral para uso no combate a crise do novo coronavírus
Justiça bloqueia recursos do fundo partidário e eleitoral para uso no combate a crise do novo coronavírus
Foto: Beto Barata/Agência Senado / Estadão Conteúdo

A Justiça Federal de Brasília decidiu, nesta terça-feira, bloquear recursos bilionários dos fundos eleitoral e partidário e permitiu que o governo federal direcione os valores para combater o novo coronavírus ou para amenizar as consequências econômicas da pandemia.

A decisão do juiz Itagiba Catta Preta Neto foi tomada em uma ação popular, e a determinação foi divulgada pela assessoria de imprensa da Justiça Federal.

"Dos sacrifícios que se exigem de toda a Nação não podem ser poupados apenas alguns, justamente os mais poderosos, que controlam, inclusive, o orçamento da União", disse o magistrado na decisão, acrescentando que a pandemia tem afetado de forma avassaladora a vida do país.

"Nesse contexto a manutenção de fundos partidários e eleitorais incólumes, à disposição de partidos políticos, ainda que no interesse da cidadania, se afigura contrária à moralidade pública, aos princípios da dignidade da pessoa Humana, dos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e, ainda, ao propósito de construção de uma sociedade solidária", afirmou.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade