PUBLICIDADE

Coronavírus

Efeitos colaterais de vacina de Oxford criam resistência

Os sintomas podem incluir temperatura alta e dor de cabeça e são um sinal normal de que o corpo está gerando uma reação imunológica

18 fev 2021 - 15h42
(atualizado às 16h16)
Compartilhar
Exibir comentários

Autoridades de saúde de alguns países europeus estão enfrentando resistência à vacina contra Covid-19 da AstraZeneca depois que efeitos colaterais levaram funcionários de hospitais e outros trabalhadores da linha de frente a se afastarem, aumentando a pressão sobre serviços já sobrecarregados.

Os sintomas, tal como relatados em testes clínicos da vacina da AstraZeneca, podem incluir temperatura alta e dor de cabeça e são um sinal normal de que o corpo está gerando uma reação imunológica. Eles costumam desaparecer depois de cerca de um dia.

Enfermeira aplica dose de vacina da AstraZeneca em funcionário de hospital em Bruxelas, na Bélgica
18/02/2021
REUTERS/Johanna Geron
Enfermeira aplica dose de vacina da AstraZeneca em funcionário de hospital em Bruxelas, na Bélgica 18/02/2021 REUTERS/Johanna Geron
Foto: Reuters

As outras vacinas aprovadas na Europa, desenvolvidas pela Pfizer e pela Moderna, foram relacionadas a efeitos colaterais temporários semelhantes, como febre e fadiga.

Mas como a vacina da AstraZeneca é a mais recente a ser distribuída, autoridades de saúde da França emitiram diretrizes para escalonar sua administração, enquanto duas regiões da Suécia interromperam vacinações e alguns trabalhadores essenciais da Alemanha a estão recusando.

Um porta-voz da AstraZeneca disse: "Atualmente, as reações relatadas são o que esperávamos, com base nos indícios coletados em nosso programa de testes clínicos".

As pessoas que recebem a vacina são monitoradas atentamente através de atividades de farmacovigilância de rotina, informou a farmacêutica, acrescentando que continua acompanhando a situação.

"Não houve eventos confirmados de efeitos adversos graves", disse o porta-voz.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade