PUBLICIDADE

Coronavírus

Dados de vacinas de Pfizer/BioNTech e Moderna são "robustos"

Agência Europeia de Medicamentos (EMA) deve concluir as análises dos imunizantes até janeiro

10 dez 2020 - 13h48
(atualizado às 13h59)
Compartilhar
Exibir comentários

Os dados submetidos à Agência Europeia de Medicamentos (EMA) por Pfizer/BioNTech e Moderna sobre suas candidatas a vacinas contra a Covid-19 são "muito robustos", disse a diretora-executiva do órgão nesta quinta-feira.

Dose de vacina Pfizer/BioNTech 
08/12/2020
Owen Humphreys/Pool via REUTERS
Dose de vacina Pfizer/BioNTech 08/12/2020 Owen Humphreys/Pool via REUTERS
Foto: Reuters

"Temos um conjunto de dados de mais de 30.000 indivíduos que foram acompanhados durante os ensaios clínicos. Isso nos dá um conjunto de dados muito robustos sobre os quais podemos tomar uma decisão, tanto sobre a segurança quanto a eficácia", disse Emer Cooke em uma reunião de comitê do Parlamento Europeu.

A agência deve concluir as análises até 29 de dezembro para a vacina Pfizer/BioNTech e até 12 de janeiro para a vacina Moderna, "no mais tardar", afirmou.

Cooke disse que as datas de decisão de aprovação podem mudar, dependendo da avaliação.

"Não podemos garantir que haverá um resultado positivo nesta fase", disse Cooke, acrescentando que os especialistas da agência precisam examinar conjuntos de dados muito grandes.

"Temos que ter certeza de que analisamos esses dados corretamente", disse ela.

Cooke acrescentou que os analistas da EMA também estavam verificando os dados com as novas informações que surgiram no Reino Unido na quarta-feira, quando duas pessoas tiveram anafilaxia e uma possível reação alérgica após receberem a vacina Pfizer/BioNTech.

Ela acrescentou que espera que a AstraZeneca e a Johnson & Johnson apresentem no primeiro trimestre do próximo ano seus pedidos de autorização de comercialização de suas candidatas a vacinas contra a Covid-19.

A agência tem avaliado os dados preliminares da AstraZeneca desde o início de outubro, e os dados da Johnson & Johnson desde o início de dezembro.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade