Confirmada a quinta morte por causa das chuvas de junho no RS
Além das mortes já confirmadas, uma pessoa segue desaparecida
Foi confirmado nesta quarta-feira (25) mais um óbito relacionado às chuvas que atingem o Rio Grande do Sul neste mês de junho. Um homem de 71 anos foi encontrado sem vida em um córrego no município de Vera Cruz, no Vale do Rio Pardo. Segundo laudo das autoridades, a provável causa da morte foi afogamento.
Com esse caso, o número de mortos em decorrência dos temporais chega a cinco, conforme atualização divulgada no boletim da Defesa Civil Estadual. O registro foi incluído no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD) nesta quarta-feira.
Além das mortes já confirmadas, uma pessoa segue desaparecida. O levantamento mais recente aponta 1.246 pessoas desabrigadas, forçadas a deixar suas casas por conta de enchentes, deslizamentos ou risco estrutural. Até o momento, 155 municípios gaúchos notificaram danos ou ocorrências relacionadas às chuvas.
O último monitoramento dos níveis dos rios no estado indica que o Guaíba, em Porto Alegre, permanece acima da cota de alerta, tanto na Usina do Gasômetro quanto no Cais Mauá. O mesmo vale para o Rio Gravataí, em Gravataí.
Já o Rio Caí, em São Sebastião do Caí, teve uma leve melhora e baixou para a cota de atenção. Por outro lado, o Rio dos Sinos, em São Leopoldo, segue em situação preocupante, acima da cota de inundação.
A Defesa Civil do RS mantém o estado em alerta e reforça que as equipes seguem mobilizadas para prestar auxílio às populações atingidas e monitorar os indicadores hidrológicos nas regiões mais afetadas.